Page 226 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 226

CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                  ser suficientes para que os veículos que desejam cruzar a via sejam capazes de atra-
                  vessá-la completamente, alcançando o outro lado com segurança. Veículos pesados,
                  em especial, exigem intervalos maiores para realizar essa manobra devido ao com-

                  primento, capacidade de aceleração e de desaceleração e ao tempo de exposição nos
                  cruzamentos.

                       Assim, é necessário garantir que a aproximação dos ramos de interseções e aces-
                  sos tenham um ângulo de visibilidade adequado, de modo que os motoristas sejam

                  capazes de enxergar os veículos que se aproximam pela via principal [1] e determi-
                  nar os intervalos disponíveis, escolhendo o melhor momento para realizar a manobra
                  desejada.

                       Ressalta-se que, quanto maior o tempo de espera para executar o cruzamento,

                  maiores são os riscos que os usuários estão dispostos a aceitar. Logo, pode ser ne-
                  cessário separar os movimentos conflitantes no tempo ou espaço, mediante a implan-
                  tação de cruzamentos em desnível, instalação de semáforos e outros. Esse tema é
                  abordado com mais detalhes no “Capítulo 9 — Interseções e acessos”, que fornece

                  diretrizes gerais para a escolha do tipo de interseção e de controle de tráfego de acordo
                  com as condições locais.

                       Pedestres e outros usuários que desejam atravessar a rodovia também devem
                  ter uma boa visibilidade para determinar os intervalos e decidir quando executar a tra-

                  vessia, pois, assim como os veículos, quanto maior o tempo de espera, maiores são os
                  riscos que os pedestres estão dispostos a aceitar.

                       Portanto, em locais onde é esperada demanda de usuários vulneráveis, um projeto
                  seguro de rodovias deve fornecer oportunidades de travessia em áreas apropriadas,

                  permitindo que os motoristas sejam capazes de enxergar esses usuários. Dessa forma,
                  a visibilidade e os intervalos disponíveis entre a passagem de veículos influenciam o
                  tipo de travessia que deve ser fornecida aos pedestres. Esse assunto é abordado com

                  mais detalhes no “Capítulo 11 —  Considerações sobre usuários vulneráveis”.



                  7.1.6 Larguras das faixas de rolamento e acostamento



                  De modo geral, a largura da faixa de rolamento e a largura dos acostamentos são de-
                  terminadas em função da classe da rodovia e do tipo de relevo. A Tabela 7.1 apresenta


                                                                                                            225

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   221   222   223   224   225   226   227   228   229   230   231