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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
ser suficientes para que os veículos que desejam cruzar a via sejam capazes de atra-
vessá-la completamente, alcançando o outro lado com segurança. Veículos pesados,
em especial, exigem intervalos maiores para realizar essa manobra devido ao com-
primento, capacidade de aceleração e de desaceleração e ao tempo de exposição nos
cruzamentos.
Assim, é necessário garantir que a aproximação dos ramos de interseções e aces-
sos tenham um ângulo de visibilidade adequado, de modo que os motoristas sejam
capazes de enxergar os veículos que se aproximam pela via principal [1] e determi-
nar os intervalos disponíveis, escolhendo o melhor momento para realizar a manobra
desejada.
Ressalta-se que, quanto maior o tempo de espera para executar o cruzamento,
maiores são os riscos que os usuários estão dispostos a aceitar. Logo, pode ser ne-
cessário separar os movimentos conflitantes no tempo ou espaço, mediante a implan-
tação de cruzamentos em desnível, instalação de semáforos e outros. Esse tema é
abordado com mais detalhes no “Capítulo 9 — Interseções e acessos”, que fornece
diretrizes gerais para a escolha do tipo de interseção e de controle de tráfego de acordo
com as condições locais.
Pedestres e outros usuários que desejam atravessar a rodovia também devem
ter uma boa visibilidade para determinar os intervalos e decidir quando executar a tra-
vessia, pois, assim como os veículos, quanto maior o tempo de espera, maiores são os
riscos que os pedestres estão dispostos a aceitar.
Portanto, em locais onde é esperada demanda de usuários vulneráveis, um projeto
seguro de rodovias deve fornecer oportunidades de travessia em áreas apropriadas,
permitindo que os motoristas sejam capazes de enxergar esses usuários. Dessa forma,
a visibilidade e os intervalos disponíveis entre a passagem de veículos influenciam o
tipo de travessia que deve ser fornecida aos pedestres. Esse assunto é abordado com
mais detalhes no “Capítulo 11 — Considerações sobre usuários vulneráveis”.
7.1.6 Larguras das faixas de rolamento e acostamento
De modo geral, a largura da faixa de rolamento e a largura dos acostamentos são de-
terminadas em função da classe da rodovia e do tipo de relevo. A Tabela 7.1 apresenta
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP