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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                       Quando as oportunidades não são suficientes para atender, com segurança, todos
                  os veículos que desejam realizar ultrapassagens, podem ocorrer manobras perigosas
                  — como tentativas de ultrapassagem em locais com visibilidade inadequada ou inter-

                  valo insuficiente. Nesses casos, é necessário viabilizar mais oportunidades de ultra-
                  passagem com intervalo seguro.

                       A justificativa para o aumento das oportunidades de ultrapassagem é usualmente
                  baseada na determinação dos níveis de serviço da rodovia. Alternativas para a viabili-

                  zação de ultrapassagens, como a implantação de faixas adicionais de ultrapassagem,
                  especialmente em rampas longas e íngremes, ou, até mesmo, a duplicação da rodovia,
                  devem ser consideradas quando [2] [7]:

                         (i)  o volume horário na faixa de tráfego é maior que 200 veículos por hora;

                         (ii)  desse volume, pelo menos 10% correspondem a veículos pesados;
                        (iii)  uma das situações a seguir está presente:

                               a)  prevê-se uma redução de pelo menos 15 km/h na velocidade de veí-
                                   culos pesados;

                               b)  o trecho tem nível de serviço E ou F;

                               c)  a rodovia experimenta queda de dois ou mais níveis de serviço no
                                   trecho.



                       Além disso, a existência de pelotões em segmentos viários ou uma alta ocorrência
                  de acidentes pode auxiliar na identificação de locais onde devem ser fornecidas mais

                  oportunidades de ultrapassagem.

                       Ao se considerar a Segurança Viária em curvas, a distância de visibilidade é um ele-
                  mento particularmente importante. Obstáculos situados nas partes internas de curvas

                  horizontais, como taludes de corte, vegetação, construções etc., podem obstruir a vi-
                  são do motorista, reduzindo a distância de visibilidade na via. Até mesmo os objetos
                  relativamente baixos podem afetar a visibilidade nessas situações, como ilustrado na
                  Figura 7.8. Portanto, deve-se garantir uma área lateral livre capaz de fornecer distância

                  de visibilidade suficiente para a parada do veículo com segurança, quando necessário, e
                  para a realização de ultrapassagens, quando permitido.






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