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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
Tabela 7.3: Largura dos acostamentos internos (m)
pistas de mão única — Classes 0 ou IA
Número de faixas de Relevo plano* Relevo Relevo
rolamento da pista ondulado* montanhoso*
2 1,20 - 0,60 1,00 - 0,60 0,60 - 0,50
3** 3,00 - 2,50 2,50 - 2,00 2,50 - 2,00
≥ 4 3,00 3,00 - 2,50 3,00 - 2,50
* valores recomendados e excepcionais, respectivamente
** quando necessário, prever a largura equivalente a um acostamento.
Fonte: adaptado de [2]
Em curvas, a largura das faixas de rolamento e dos acostamentos têm influência
ainda mais significativa na Segurança Viária, pois determinam o espaço para manobra e
a visibilidade da rodovia. Como mencionado anteriormente, a maior parte dos acidentes
em curvas ocorrem com veículos que saem da rodovia. Assim, é desejável a adoção de
superlargura em qualquer trecho curvo, de modo a permitir que veículos pesados per-
corram a curva inscritos na faixa de rolamento.
Os acostamentos devem ser, preferencialmente, pavimentados e desobstruídos,
para auxiliar na recuperação da trajetória de veículos errantes e na parada de veículos
em emergências. Além disso, é recomendável que os acostamentos sejam nivelados
com a pista, visto que degraus entre a faixa de tráfego e o acostamento aumentam o
risco de perda de controle do veículo. Nesse sentido, é aceitável um desnível máximo de
5 cm entre a pista e o acostamento [2].
Em trechos curvos, a qualidade dos acostamentos merece atenção especial, devido
à maior tendência dos veículos extrapolarem a faixa de rolamento. O índice de invasão la-
teral é cerca de quatro vezes maior nas partes externas das curvas do que em tangentes,
e duas vezes maior nas partes internas [1]. Assim, acostamentos nivelados permitem
que parte de sua largura funcione como um acréscimo de largura à faixa de rolamento,
especialmente necessários para a operação de veículos pesados. Além disso, a presença
de acostamentos também pode melhorar a visibilidade em seções de corte.
Além disso, em razão da segurança, recomenda-se que os acostamentos apre-
sentem, quando possível, textura, rugosidade, coloração e outras características físi-
cas contrastantes com a faixa de rolamento, conforme ilustrado na Figura 7.11. Essas
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP