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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                                    Tabela 7.3: Largura dos acostamentos internos (m)
                                          pistas de mão única — Classes 0 ou IA


                           Número de faixas de   Relevo plano*    Relevo           Relevo
                            rolamento da pista                  ondulado*       montanhoso*
                                    2            1,20 - 0,60    1,00 - 0,60      0,60 - 0,50

                                   3**           3,00 - 2,50    2,50 - 2,00      2,50 - 2,00
                                   ≥ 4              3,00        3,00 - 2,50      3,00 - 2,50
                  * valores recomendados e excepcionais, respectivamente

                  ** quando necessário, prever a largura equivalente a um acostamento.
                                                   Fonte: adaptado de [2]

                       Em curvas, a largura das faixas de rolamento e dos acostamentos têm influência

                  ainda mais significativa na Segurança Viária, pois determinam o espaço para manobra e
                  a visibilidade da rodovia. Como mencionado anteriormente, a maior parte dos acidentes
                  em curvas ocorrem com veículos que saem da rodovia. Assim, é desejável a adoção de
                  superlargura em qualquer trecho curvo, de modo a permitir que veículos pesados per-

                  corram a curva inscritos na faixa de rolamento.

                       Os acostamentos devem ser, preferencialmente, pavimentados e desobstruídos,
                  para auxiliar na recuperação da trajetória de veículos errantes e na parada de veículos
                  em emergências. Além disso, é recomendável que os acostamentos sejam nivelados

                  com a pista, visto que degraus entre a faixa de tráfego e o acostamento aumentam o
                  risco de perda de controle do veículo. Nesse sentido, é aceitável um desnível máximo de
                  5 cm entre a pista e o acostamento [2].

                       Em trechos curvos, a qualidade dos acostamentos merece atenção especial, devido

                  à maior tendência dos veículos extrapolarem a faixa de rolamento. O índice de invasão la-
                  teral é cerca de quatro vezes maior nas partes externas das curvas do que em tangentes,
                  e duas vezes maior nas partes internas [1]. Assim, acostamentos nivelados permitem

                  que parte de sua largura funcione como um acréscimo de largura à faixa de rolamento,
                  especialmente necessários para a operação de veículos pesados. Além disso, a presença
                  de acostamentos também pode melhorar a visibilidade em seções de corte.

                       Além disso, em razão da segurança, recomenda-se que os acostamentos apre-

                  sentem, quando possível, textura, rugosidade, coloração e outras características físi-
                  cas contrastantes com a faixa de rolamento, conforme ilustrado na Figura 7.11. Essas


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