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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
7.2 Pavimento
O estado de conservação do pavimento é um elemento importante para a Segurança
Viária de uma rodovia. Um bom pavimento deve resistir aos efeitos climáticos, propor-
cionar conforto ao usuário, suportar os esforços provenientes dos veículos pesados
que circulam na via e apresentar coeficiente de atrito pneu-pavimento adequado [1].
Para isso, o pavimento deve ser projetado de acordo com métodos de dimensio-
namento estabelecidos na “Instrução de Projeto: Projeto de Pavimentação” do DER
[14], considerando os esforços solicitantes provenientes do tráfego, das propriedades
geotécnicas dos solos do subleito e das condições climáticas da área de implantação
da obra.
O tráfego e as condições climáticas submetem os pavimentos ao desgaste desde
a sua construção, podendo ocasionar defeitos na superfície, como afundamento nas
trilhas de roda, trincamento e irregularidade longitudinal. Tais defeitos elevam o risco
de ocorrência de acidentes por perda de controle do veículo, especialmente quando há
acúmulo de água na pista — fenômeno da aquaplanagem. Buracos no pavimento, por
sua vez, podem danificar e desestabilizar o veículo em operação [4].
A manutenção periódica é importante para prolongar a vida útil do pavimento,
adiando ou limitando o desenvolvimento de defeitos e preservando, assim, as funções
da via, como fluidez, segurança, conforto, aderência e capacidade de suportar cargas.
Em manutenções de rotina, nas quais são tratados problemas pontuais, é neces-
sário garantir que as intervenções realizadas no decorrer da vida de serviço do pavi-
mento não afetem a funcionalidade ou a segurança de outros elementos da via.
Após realizar obras de manutenção no pavimento e antes de liberar a via ao trá-
fego, deve-se verificar se a sinalização horizontal e os dispositivos de drenagem não
foram comprometidos e se estão de acordo com a norma, especialmente após obras de
fresagem e recomposição do pavimento.
Além disso, melhorias nos pavimentos podem levar a um aumento das velocida-
des praticadas pelos motoristas. Assim, para que a segurança não seja comprometida,
essas melhorias devem ser acompanhadas de adequações nos demais elementos da
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP