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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                  7.2 Pavimento





                  O estado de conservação do pavimento é um elemento importante para a Segurança
                  Viária de uma rodovia. Um bom pavimento deve resistir aos efeitos climáticos, propor-
                  cionar conforto ao usuário, suportar os esforços provenientes dos veículos pesados
                  que circulam na via e apresentar coeficiente de atrito pneu-pavimento adequado [1].


                       Para isso, o pavimento deve ser projetado de acordo com métodos de dimensio-
                  namento estabelecidos na “Instrução de Projeto: Projeto de Pavimentação” do DER
                  [14], considerando os esforços solicitantes provenientes do tráfego, das propriedades
                  geotécnicas dos solos do subleito e das condições climáticas da área de implantação

                  da obra.

                       O tráfego e as condições climáticas submetem os pavimentos ao desgaste desde
                  a sua construção, podendo ocasionar defeitos na superfície, como afundamento nas

                  trilhas de roda, trincamento e irregularidade longitudinal. Tais defeitos elevam o risco
                  de ocorrência de acidentes por perda de controle do veículo, especialmente quando há
                  acúmulo de água na pista — fenômeno da aquaplanagem. Buracos no pavimento, por
                  sua vez, podem danificar e desestabilizar o veículo em operação [4].


                       A manutenção periódica é importante para prolongar a vida útil do pavimento,
                  adiando ou limitando o desenvolvimento de defeitos e preservando, assim, as funções
                  da via, como fluidez, segurança, conforto, aderência e capacidade de suportar cargas.

                       Em manutenções de rotina, nas quais são tratados problemas pontuais, é neces-

                  sário garantir que as intervenções realizadas no decorrer da vida de serviço do pavi-
                  mento não afetem a funcionalidade ou a segurança de outros elementos da via.

                       Após realizar obras de manutenção no pavimento e antes de liberar a via ao trá-
                  fego, deve-se verificar se a sinalização horizontal e os dispositivos de drenagem não

                  foram comprometidos e se estão de acordo com a norma, especialmente após obras de
                  fresagem e recomposição do pavimento.

                       Além disso, melhorias nos pavimentos podem levar a um aumento das velocida-

                  des praticadas pelos motoristas. Assim, para que a segurança não seja comprometida,
                  essas melhorias devem ser acompanhadas de adequações nos demais elementos da



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                                                                                                         DER / SP
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