Page 231 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 231

CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                  rodovia, especialmente relacionados à geometria. Melhorar a condição do pavimento
                  em trechos sinuosos, por exemplo, pode levar a um aumento no número de acidentes,
                  caso não sejam realizadas alterações na geometria, sinalização e iluminação, além da

                  implantação de dispositivos para controle de velocidade [15].

                       Outro pressuposto básico para um deslocamento seguro de veículos é a boa ade-
                  rência pneu-pavimento, que influencia tanto no controle da direção do veículo quanto
                  na distância de frenagem, uma vez que um aumento do coeficiente de atrito leva a

                  uma diminuição dessa distância. Além disso, o atrito provocado pelo contato pneu-pa-
                  vimento diminui com o aumento da velocidade do veículo.

                       Em pavimentos secos, a poeira acumulada (especialmente em períodos de seca) e
                  manchas de óleo podem contribuir para deixar o pavimento escorregadio e diminuir sua

                  aderência. Porém, o maior problema relacionado à aderência pneu-pavimento ocorre em
                  pistas molhadas. A diminuição da aderência pneu-pavimento com o aumento da veloci-
                  dade é ainda mais significativa em pavimentos molhados. Dessa forma, como os moto-
                  ristas não costumam ajustar a velocidade o suficiente para compensar a redução na ade-

                  rência, o risco de ocorrência de acidentes costuma ser maior em superfícies molhadas [4].

                       O fenômeno spray, ocasionado pela passagem do veículo em alta velocidade em
                  lâminas d’água superficiais, provoca diminuição da visibilidade de outros veículos, o que
                  também contribui para o aumento do risco de acidentes em pistas molhadas. Esse fe-

                  nômeno é ilustrado na Figura 7.13.


                                      Figura 7.13: Fenômeno spray em vias molhadas





















                                                        Fonte: [16]




          230

                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
   226   227   228   229   230   231   232   233   234   235   236