Page 231 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 231
CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
rodovia, especialmente relacionados à geometria. Melhorar a condição do pavimento
em trechos sinuosos, por exemplo, pode levar a um aumento no número de acidentes,
caso não sejam realizadas alterações na geometria, sinalização e iluminação, além da
implantação de dispositivos para controle de velocidade [15].
Outro pressuposto básico para um deslocamento seguro de veículos é a boa ade-
rência pneu-pavimento, que influencia tanto no controle da direção do veículo quanto
na distância de frenagem, uma vez que um aumento do coeficiente de atrito leva a
uma diminuição dessa distância. Além disso, o atrito provocado pelo contato pneu-pa-
vimento diminui com o aumento da velocidade do veículo.
Em pavimentos secos, a poeira acumulada (especialmente em períodos de seca) e
manchas de óleo podem contribuir para deixar o pavimento escorregadio e diminuir sua
aderência. Porém, o maior problema relacionado à aderência pneu-pavimento ocorre em
pistas molhadas. A diminuição da aderência pneu-pavimento com o aumento da veloci-
dade é ainda mais significativa em pavimentos molhados. Dessa forma, como os moto-
ristas não costumam ajustar a velocidade o suficiente para compensar a redução na ade-
rência, o risco de ocorrência de acidentes costuma ser maior em superfícies molhadas [4].
O fenômeno spray, ocasionado pela passagem do veículo em alta velocidade em
lâminas d’água superficiais, provoca diminuição da visibilidade de outros veículos, o que
também contribui para o aumento do risco de acidentes em pistas molhadas. Esse fe-
nômeno é ilustrado na Figura 7.13.
Figura 7.13: Fenômeno spray em vias molhadas
Fonte: [16]
230
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP