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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                  realizados por meio de Fatores de Modificação de Acidentes e Fatores de Calibração,
                  explicados nos itens 15.2.4 e 15.2.5, respectivamente.

                       O HSM destaca que é possível desenvolver novas SPFs a partir de dados da própria
                  região de estudo, ao invés de utilizar as SPFs fornecidas no manual norte-americano

                  com os ajustes necessários. Além disso, alguns valores padrão dos modelos preditivos
                  — como a distribuição de acidentes por tipo, severidade ou a proporção de acidentes
                  que ocorre no período noturno — podem variar substancialmente de um local para

                  outro e, portanto, podem ser substituídos a partir das informações específicas do local.

                       Ressalta-se que, quando não for possível substituir todos os valores padrão do
                  modelo por informações específicas do local, é possível substituir apenas alguns de-
                  les, pois cada valor atualizado implica em uma pequena melhoria na confiabilidade do

                  método. Todas as substituições devem ser realizadas antes da etapa de calibração [3].

                       No entanto, não é recomendada a modificação dos coeficientes de regressão (a e
                  b, na Equação 15.2), usados nos modelos preditivos [3]. O Apêndice A do HSM fornece
                  orientações sobre o desenvolvimento de SPFs locais e destaca quais valores das SPFs

                  fornecidas podem ser substituídos por valores derivados localmente, como também,
                  apresenta procedimentos para desenvolver cada um deles [3].




                  15.2.4 Fatores de Modificação de Acidentes (CMFs)


                  Caso o elemento viário estudado não tenha exatamente as mesmas características
                  (físicas, geométricas e operacionais) do elemento viário para o qual a SPF utilizada foi
                  desenvolvida, é necessário aplicar Fatores de Modificação de Acidentes (em inglês,

                  Crash Moditication Factors — CMFs). Cada fator traduz uma característica geométrica
                  ou operacional que influencia na ocorrência de acidentes, como a largura das faixas de
                  rolamento ou a declividade de taludes laterais.

                       Um CMF representa a mudança relativa na frequência estimada de aciden-

                  tes  devido a  uma modificação  em uma  condição  específica do  local quando todas
                  as outras condições permanecem constantes. Assim, a estimativa da frequência de









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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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              SP
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