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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
realizados por meio de Fatores de Modificação de Acidentes e Fatores de Calibração,
explicados nos itens 15.2.4 e 15.2.5, respectivamente.
O HSM destaca que é possível desenvolver novas SPFs a partir de dados da própria
região de estudo, ao invés de utilizar as SPFs fornecidas no manual norte-americano
com os ajustes necessários. Além disso, alguns valores padrão dos modelos preditivos
— como a distribuição de acidentes por tipo, severidade ou a proporção de acidentes
que ocorre no período noturno — podem variar substancialmente de um local para
outro e, portanto, podem ser substituídos a partir das informações específicas do local.
Ressalta-se que, quando não for possível substituir todos os valores padrão do
modelo por informações específicas do local, é possível substituir apenas alguns de-
les, pois cada valor atualizado implica em uma pequena melhoria na confiabilidade do
método. Todas as substituições devem ser realizadas antes da etapa de calibração [3].
No entanto, não é recomendada a modificação dos coeficientes de regressão (a e
b, na Equação 15.2), usados nos modelos preditivos [3]. O Apêndice A do HSM fornece
orientações sobre o desenvolvimento de SPFs locais e destaca quais valores das SPFs
fornecidas podem ser substituídos por valores derivados localmente, como também,
apresenta procedimentos para desenvolver cada um deles [3].
15.2.4 Fatores de Modificação de Acidentes (CMFs)
Caso o elemento viário estudado não tenha exatamente as mesmas características
(físicas, geométricas e operacionais) do elemento viário para o qual a SPF utilizada foi
desenvolvida, é necessário aplicar Fatores de Modificação de Acidentes (em inglês,
Crash Moditication Factors — CMFs). Cada fator traduz uma característica geométrica
ou operacional que influencia na ocorrência de acidentes, como a largura das faixas de
rolamento ou a declividade de taludes laterais.
Um CMF representa a mudança relativa na frequência estimada de aciden-
tes devido a uma modificação em uma condição específica do local quando todas
as outras condições permanecem constantes. Assim, a estimativa da frequência de
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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