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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
acidentes para as condições base , determinada pela SPF, deve ser multiplicada por
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uma série de CMFs para ser ajustada às condições do local analisado, como mostra a
Equação 15.3.
Eq. 15.3
Para empregar os CMFs de forma multiplicativa, supõe-se a independência dos
efeitos das características que eles representam. Contudo, há uma limitação na com-
preensão das inter-relações entre diferentes características que requer atenção, uma
vez que o efeito combinado de vários tratamentos pode ser superestimado quando
mais de um deles afetar o mesmo tipo de acidente [3]. Uma maneira de compensar as
tendências que podem ocorrer pela falta de independência dos CMFs é o uso de dados
de acidentes observados na estimativa da frequência de acidentes, por meio do méto-
do Empírico de Bayes.
CMFs também podem ser utilizados no estudo de tratamentos ou contramedidas
que podem ser implantadas futuramente. Nesse caso, não existem dados de acidentes
observados e o julgamento da engenharia é necessário para avaliar a independência
das características que podem influenciar a ocorrência de acidentes [3].
As características para as quais devem ser adotados Fatores de Modificação de
Acidentes variam conforme o tipo de rodovia e o tipo de elemento viário (segmento ou
interseção) [1]. Os CMFs que devem ser considerados no método preditivo em rodovias,
segundo o HSM , são listados a seguir [3]:
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– Segmentos homogêneos:
• largura da faixa de rolamento;
• largura do acostamento;
9 As condições base dos modelos preditivos referem-se a características físicas, geométricas e
operacionais (elementos de controle de tráfego) consideradas no desenvolvimento de cada SPF.
Nos capítulos 10, 11, 18 e 19 do HSM, são identificadas as características geométricas e os ele-
mentos de controle de tráfego considerados em cada SPF e seus valores base.
10 Os Capítulos 10, 11, 18 e 19 do HSM fornecem valores de CMFs para diferentes tipos de rodovias
e elementos viários [3].
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ANÇA
VIÁRIA
GUR
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU
AL
SE
DE
DER / SP
DER / SP