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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                  acidentes para as condições base , determinada pela SPF, deve ser multiplicada por
                                                    9
                  uma série de CMFs para ser ajustada às condições do local analisado, como mostra a
                  Equação 15.3.



                                                                                                Eq. 15.3





                       Para empregar os CMFs de forma multiplicativa, supõe-se a independência dos
                  efeitos das características que eles representam. Contudo, há uma limitação na com-

                  preensão das inter-relações entre diferentes características que requer atenção, uma
                  vez que o efeito combinado de vários tratamentos pode ser superestimado quando
                  mais de um deles afetar o mesmo tipo de acidente [3]. Uma maneira de compensar as
                  tendências que podem ocorrer pela falta de independência dos CMFs é o uso de dados
                  de acidentes observados na estimativa da frequência de acidentes, por meio do méto-

                  do Empírico de Bayes.

                       CMFs também podem ser utilizados no estudo de tratamentos ou contramedidas
                  que podem ser implantadas futuramente. Nesse caso, não existem dados de acidentes

                  observados e o julgamento da engenharia é necessário para avaliar a independência
                  das características que podem influenciar a ocorrência de acidentes [3].

                       As características para as quais devem ser adotados Fatores de Modificação de
                  Acidentes variam conforme o tipo de rodovia e o tipo de elemento viário (segmento ou

                  interseção) [1]. Os CMFs que devem ser considerados no método preditivo em rodovias,
                  segundo o HSM , são listados a seguir [3]:
                                 10
                       – Segmentos homogêneos:


                           •  largura da faixa de rolamento;
                           •  largura do acostamento;




                  9   As condições base dos modelos preditivos referem-se a características físicas, geométricas e
                     operacionais (elementos de controle de tráfego) consideradas no desenvolvimento de cada SPF.
                     Nos capítulos 10, 11, 18 e 19 do HSM, são identificadas as características geométricas e os ele-
                     mentos de controle de tráfego considerados em cada SPF e seus valores base.
                  10   Os Capítulos 10, 11, 18 e 19 do HSM fornecem valores de CMFs para diferentes tipos de rodovias
                     e elementos viários [3].


                                                                                                            483
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                                                                                          ANÇA
                                                                                               VIÁRIA
                                                                                      GUR
                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
                                                                                  DE
                                                                                                         DER  / SP
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