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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
O método EB é aplicado em cada elemento da rede viária por meio da Equação 15.5
e tem como resultado a frequência esperada de acidentes, N esperado . O cálculo do fator
ponderado (w), utilizado para combinar as frequências de acidentes observada e esti-
mada, é apresentado na Equação 15.6. Esse parâmetro é obtido em função do parâme-
tro de dispersão, k, relacionado a cada equação das SPFs, sendo que, quanto menor o
valor do parâmetro k, maior a confiabilidade dos resultados do método.
Eq. 15.5
Eq. 15.6
Onde:
N esperado = frequência de acidentes esperada para o período de estudo (mé-
todo EB);
N estimado = frequência de acidentes estimada para o período de estudo;
N observado = frequência de acidentes observada no local durante o período
de estudo;
w = fator ponderado a ser aplicado para combinar as frequências de aciden-
tes observada e estimada;
k = parâmetro de dispersão associado à SPF.
Na impossibilidade de atribuir os dados de acidentes observados a cada elemento
viário individual sob análise, o método EB pode ser aplicado no projeto como um todo,
agrupando todos os elementos viários (ver Etapa 15 definida no item “15.3 — Procedi-
mento para aplicação do método preditivo”). Nesse caso, o procedimento se torna mais
complexo, apresentando algumas particularidades.
Primeiramente, o parâmetro de dispersão, k, não é definido exclusivamente. Ou
seja, um único parâmetro de dispersão não pode ser determinado, uma vez que esse
valor é associado a cada SPF e, ao considerar o projeto como um todo, são selecionados
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VIÁRIA
GUR
SE
ANÇA
MANU
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DE
AL
DER
DER / SP
SP
/