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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                       O método EB é aplicado em cada elemento da rede viária por meio da Equação 15.5
                  e tem como resultado a frequência esperada de acidentes, N  esperado . O cálculo do fator
                  ponderado (w), utilizado para combinar as frequências de acidentes observada e esti-

                  mada, é apresentado na Equação 15.6. Esse parâmetro é obtido em função do parâme-
                  tro de dispersão, k, relacionado a cada equação das SPFs, sendo que, quanto menor o
                  valor do parâmetro k, maior a confiabilidade dos resultados do método.



                                                                                                Eq. 15.5






                                                                                                Eq. 15.6





                       Onde:

                             N esperado  = frequência de acidentes esperada para o período de estudo (mé-
                             todo EB);

                             N estimado  = frequência de acidentes estimada para o período de estudo;
                             N  observado  = frequência de acidentes observada no local durante o período

                             de estudo;
                             w = fator ponderado a ser aplicado para combinar as frequências de aciden-

                             tes observada e estimada;
                             k = parâmetro de dispersão associado à SPF.




                       Na impossibilidade de atribuir os dados de acidentes observados a cada elemento
                  viário individual sob análise, o método EB pode ser aplicado no projeto como um todo,
                  agrupando todos os elementos viários (ver Etapa 15 definida no item “15.3 — Procedi-
                  mento para aplicação do método preditivo”). Nesse caso, o procedimento se torna mais
                  complexo, apresentando algumas particularidades.


                       Primeiramente, o parâmetro de dispersão, k, não é definido exclusivamente. Ou
                  seja, um único parâmetro de dispersão não pode ser determinado, uma vez que esse
                  valor é associado a cada SPF e, ao considerar o projeto como um todo, são selecionados




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                                          VIÁRIA
                                 GUR
                                SE
                                     ANÇA
                     MANU
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                             DE
                          AL
          DER
          DER / SP
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