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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
físicos, causando também consequências secundárias potencialmente graves, como
outros acidentes ou danos a ativos da rodovia.
Os fatores de risco associados aos choques, podem ser [1]:
• velocidade inapropriada às condições de operação da via;
• ausência de elementos adequados de delineamento;
• deficiência na sinalização horizontal;
• baixo coeficiente de atrito do pavimento;
• pontos de aquaplanagem e acúmulo de água na pista;
• ausência de acostamentos pavimentados;
• ausência de zona livre apropriada devido à presença de obstáculos fixos não
protegidos ou não traspassáveis dentro da zona livre calculada;
• fadiga do condutor e falta de atenção (por empenho em outras tarefas,
como uso do celular);
• comprometimento das capacidades do condutor pelo uso de álcool/drogas/
medicação;
• ausência de dispositivos de segurança do veículo e/ou mau estado de
conservação.
As contramedidas disponíveis na engenharia de Segurança Viária atuam no senti-
do de contenção dos veículos, mantendo-os nas vias, ou alertando os motoristas, para
permitir a recuperação do controle [1]. O Quadro 17.3 apresenta os principais fatores de
risco associados à via e as possíveis contramedidas para reduzir a ocorrência de cho-
ques, além de apresentar as efetividades potenciais de cada contramedida na redução
de acidentes.
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