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CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
Quadro 17.3: Principais contramedidas para a redução de choques
Efetividade
Fatores de risco Contramedidas possíveis
potencial
Instalação de controles eletrônicos de velocidade em
segmentos críticos ou nas aproximações de pontos Alta [2]
Velocidade críticos.
inapropriada Implantação de linhas de estímulo à redução de
velocidade nas aproximações de pontos críticos, como Sem
informações
curvas com restrições de raio horizontal.
Implantação de linhas de bordo providas de Moderada [1]
sonorizadores.
Implantação de linha de bordo com largura adicional
Ausência de em curvas ou segmentos considerados críticos para Alta [1], [3]
elementos esse tipo de acidente.
adequados de
delineamento Implantação de sobrelargura adicional em curvas com Alta [1]
restrição de raio horizontal.
Implantação de marcadores de alinhamento em Alta [3]
curvas críticas.
Baixo coeficiente de Gerenciamento dos parâmetros de atrito de Alta [3]
pavimentos, em especial em curvas, aproximações e
atrito do pavimento
rampas descendentes.
Pontos de Melhoria de seção transversal e da drenagem
aquaplanagem e superficial. Sem
acúmulo de água informações
na pista
Ausência de Implantação de acostamentos pavimentados,
acostamentos inclusive com aumento de largura em curvas críticas. Alta [1]
pavimentados
Previsão de zona livre lateral livre e desobstruída,
especialmente em rodovias de velocidades elevadas. Alta [1]
Ausência de Zona Remoção de obstáculos fixos, tais como árvores, Alta [1]
Livre adequada postes, dispositivos de drenagem não traspassáveis.
Realocação de obstáculos fixos para locais em que Alta [1]
representem menores riscos para a Segurança Viária.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP