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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                         Quadro 17.4: Principais contramedidas para a redução de colisões traseiras

                                                                                          Efetividade
                   Fatores de risco  Contramedidas possíveis
                                                                                          potencial

                                    Implantação de elementos de projeto que promovam a
                                    diminuição do diferencial de velocidade entre veículos,   Alta [1]
                                    como rampas suaves, faixas adicionais, faixas de mudança
                                    de velocidade ou, ainda, medidas moderadoras de tráfego.

                   Diferencial de   Redução do limite de velocidade.                      Alta [1], [2]
                   velocidade
                                    Implantação de sinalização de advertência, para informar   Sem
                                    o condutor a respeito de condições que podem exigir   informações
                                    redução da velocidade, como a presença de interseções.

                                    Fiscalização da velocidade mínima — que não deve ser   Sem
                                    inferior à metade da velocidade máxima permitida.     informações

                                    Implantação de faixa adicional ou duplicação da rodovia,
                                    caso a instabilidade do fluxo se deva às restrições de   Alta [1]
                                    capacidade.

                                    Realização de procedimentos operacionais para aviso aos
                                    condutores da condição operacional adversa à frente, por   Sem
                                    meio de equipes de campo, PMVs fixos e móveis ou luzes   informações
                   Fluxo de         de advertência intermitentes.
                   tráfego instável  Implantação de sinalização horizontal e vertical mais

                                    adequada para trechos sujeitos à neblina e outras     Sem
                                                                                          informações
                                    condições climáticas adversas.
                                    Pavimentação de acostamentos.                         Alta [1]

                                    Formação de comboios rodoviários.                     Sem
                                                                                          informações

                                    Aumento do comprimento das faixas de aceleração e     Sem
                                    desaceleração e do espaço para entrelaçamento ou      informações
                                    ampliação do número de faixas.

                   Configuração     Implantação de faixa específica para movimentos de
                   insatisfatória   conversão.                                            Moderada [3]
                   de interseções
                   e seções de      Implantação de vias marginais.                        Alta [1]
                   entrelaçamento
                                    Revisão da geometria viária das vias secundárias nas
                                    aproximações de interseções para introduzir deflexões   Sem
                                    ou estreitamentos com o objetivo de induzir a redução de   informações
                                    velocidade.

                                                                                                    


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                     MANU  AL  DE  SE  GUR ANÇA  VIÁRIA
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          DER  / SP
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