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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                  estabelece níveis mínimos e/ou máximos a serem respeitados para conferir condições
                  de conforto, fluidez e segurança à rodovia. Padrões mais elevados (critérios mais rigo-
                  rosos) exigem maiores investimentos, mas podem se provar mais eficientes quanto ao

                  benefício-custo no longo prazo, especialmente quando volumes elevados e maior va-
                  riedade na composição do tráfego são esperados [15]. Rodovias com grande volume de
                  tráfego que possuem controle de acesso e separação física para os fluxos de sentidos
                  contrários, por exemplo, apresentam condições de segurança superiores às demais.


                       Contudo, projetar uma rodovia segura não é o mesmo que projetar uma via que
                  simplesmente atenda aos critérios de projeto. Embora a conformidade com os padrões
                  e orientações seja necessária para garantir condições de segurança, existem situações
                  em que seguir apenas as recomendações pode não ser suficiente, uma vez que ele-
                  mentos individuais projetados de acordo com os padrões podem, quando combinados,

                  resultar em uma condição insegura [16]. Como exemplo, alinhamentos horizontais e
                  verticais quando não coordenados podem resultar em inconformidades geométricas na
                  visão do projeto tridimensional  [13]. Assim, a Segurança Viária pode ser caracterizada
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                  como Nominal ou Substantiva.

                       A Segurança Nominal é baseada nos padrões de projeto, ou seja, está relaciona-
                  da ao atendimento ou não dos critérios de projeto. Dessa forma, quando uma rodovia
                  atende aos critérios mínimos (ou máximos) de projeto, ela é caracterizada como nomi-

                  nalmente segura. No entanto, a Segurança Nominal não caracteriza a segurança real
                  ou esperada de uma rodovia.

                       A Segurança Substantiva, por outro lado, é baseada no desempenho de segurança
                  da rodovia , podendo ser quantificada em termos de:
                            10

                           •  Número absoluto de acidentes: número de acidentes em um determinado
                             segmento da rodovia ou interseção durante um período especificado;

                           •  Índice de acidentes: número de acidentes normalizado em razão de outras
                             grandezas para levar em conta a exposição, como por exemplo acidentes
                             por quilometro percorrido;

                           •  Tipologia do acidente;



                  9   Esse tema é abordado com mais detalhes no “Capítulo 7 — Projeto seguro de rodovias”
                  10   Indicadores de desempenho de segurança são apresentados no “Capítulo 3 — Acidentalidade”


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                                                                                                         DER / SP
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