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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                       Na fase de estudos preliminares, prevista apenas para a implantação de novas
                  rodovias, deve-se definir diretrizes e estabelecer uma série de critérios (como raios
                  mínimos de curva horizontal, número e largura das faixas de rolamento, gabaritos ver-

                  ticais e horizontais mínimos, rampas máximas, grau do controle de acesso à via, entre
                  outros) para permitir, ainda nessa fase, o desenvolvimento de alternativas de traçado
                  viáveis do ponto de vista da geometria [12].

                       Na implantação de rodovias, o projeto deve ser elaborado levando em considera-

                  ção as recomendações gerais para os alinhamentos horizontal e vertical e a coordena-
                  ção entre eles, assim como as características básicas dos elementos da seção trans-
                  versal e parâmetros como distâncias de visibilidade, largura das faixas e rolamento e
                  acostamento , entre outros.
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                       No caso de recuperação de rodovias, a fase de projeto envolve, também, o diag-
                  nóstico das deficiências geométricas existentes. Assim, deve-se identificar as irregu-
                  laridades na geometria da via, tais como inadequações na seção transversal, nos ali-
                  nhamentos, no greide e na superelevação, com relação às características da velocidade

                  operacional. Nos segmentos onde essa análise indicar a necessidade de reparos, de-
                  vem ser propostas soluções para adequar os parâmetros geométricos, fazendo uso de
                  melhorias e correções localizadas [12].

                       No caso de duplicação de rodovias, prevê-se a implantação de nova pista, de for-

                  ma que as recomendações acerca da Implantação de rodovias devem ser consideradas
                  [12]. A duplicação pode envolver, ainda, a recuperação da pista existente, sendo neces-
                  sário atender também aos critérios estabelecidos para esse caso.

                       Entre os elementos de projeto que afetam a Segurança Viária estão: velocidade,

                  geometria, consistência geométrica, pavimento, sinalização, iluminação, acessos, in-
                  terseções, elementos de segurança e manutenção. Esses elementos e outras caracte-
                  rísticas de projeto relacionadas ao volume e à composição do tráfego serão abordados

                  com mais detalhes na sequência e nos Capítulos 7 a 11.

                       Para muitos elementos de projeto (superelevação, distância de visibilidade, ali-
                  nhamento vertical e horizontal etc.), há um intervalo de valores de referência, que



                  8   Esses elementos do projeto são abordados com maior profundidade no “Capítulo 7 — Projeto
                     seguro de rodovias”.


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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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