Page 179 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 179
CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
Na fase de estudos preliminares, prevista apenas para a implantação de novas
rodovias, deve-se definir diretrizes e estabelecer uma série de critérios (como raios
mínimos de curva horizontal, número e largura das faixas de rolamento, gabaritos ver-
ticais e horizontais mínimos, rampas máximas, grau do controle de acesso à via, entre
outros) para permitir, ainda nessa fase, o desenvolvimento de alternativas de traçado
viáveis do ponto de vista da geometria [12].
Na implantação de rodovias, o projeto deve ser elaborado levando em considera-
ção as recomendações gerais para os alinhamentos horizontal e vertical e a coordena-
ção entre eles, assim como as características básicas dos elementos da seção trans-
versal e parâmetros como distâncias de visibilidade, largura das faixas e rolamento e
acostamento , entre outros.
8
No caso de recuperação de rodovias, a fase de projeto envolve, também, o diag-
nóstico das deficiências geométricas existentes. Assim, deve-se identificar as irregu-
laridades na geometria da via, tais como inadequações na seção transversal, nos ali-
nhamentos, no greide e na superelevação, com relação às características da velocidade
operacional. Nos segmentos onde essa análise indicar a necessidade de reparos, de-
vem ser propostas soluções para adequar os parâmetros geométricos, fazendo uso de
melhorias e correções localizadas [12].
No caso de duplicação de rodovias, prevê-se a implantação de nova pista, de for-
ma que as recomendações acerca da Implantação de rodovias devem ser consideradas
[12]. A duplicação pode envolver, ainda, a recuperação da pista existente, sendo neces-
sário atender também aos critérios estabelecidos para esse caso.
Entre os elementos de projeto que afetam a Segurança Viária estão: velocidade,
geometria, consistência geométrica, pavimento, sinalização, iluminação, acessos, in-
terseções, elementos de segurança e manutenção. Esses elementos e outras caracte-
rísticas de projeto relacionadas ao volume e à composição do tráfego serão abordados
com mais detalhes na sequência e nos Capítulos 7 a 11.
Para muitos elementos de projeto (superelevação, distância de visibilidade, ali-
nhamento vertical e horizontal etc.), há um intervalo de valores de referência, que
8 Esses elementos do projeto são abordados com maior profundidade no “Capítulo 7 — Projeto
seguro de rodovias”.
178
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP