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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
de veículo ou conversões em locais com raio de curvatura menor que os raios mínimos
necessários para o comprimento dos veículos longos.
Quando o tráfego de uma rodovia apresenta veículos pesados em grande parte
de sua composição, a operação e a Segurança Viária podem ser impactadas, especial-
mente em termos da redução da mobilidade da via. Isso ocorre, pois veículos pesa-
dos geralmente apresentam menor capacidade de aceleração e desaceleração, quando
comparados aos veículos leves, o que gera um diferencial de desempenho em relação
aos greides e curvas horizontais. Nesses casos, é particularmente importante incluir
considerações específicas para esses veículos na elaboração do projeto e no planeja-
mento da operação e da manutenção da via.
Nas proximidades de interseções, por exemplo, onde são observadas manobras de
cruzamento, entrada ou saída de veículos da rodovia, o comportamento dos veículos
leves e veículos pesados quanto ao seu desempenho de aceleração e desaceleração se
torna relevante para a segurança [17]. Quando há um número significativo de veículos
pesados na composição do tráfego de rodovias com velocidade elevada e grande volu-
me de tráfego, deve-se considerar medidas de engenharia que amenizem o diferencial
de velocidades.
Nesses locais, recomenda-se a implantação de faixas de mudança de velocidade
(faixas de aceleração e desaceleração), que consistem em faixas auxiliares de tráfego
cujo objetivo é proporcionar espaço suficiente para que veículos que entram ou saem
da via ajustem a velocidade sem causar interferências no fluxo. Assim, é possível elevar
a capacidade da via e reduzir a ocorrência de acidentes [17].
Em regiões com relevo acidentado, a diferença de velocidade entre veículos leves e
pesados é ainda mais significativa: em rampas ascendentes longas e/ou íngremes, os
veículos pesados costumam trafegar com velocidades reduzidas, enquanto em rampas
descendentes, esses veículos podem perder o controle, devido a uma falha no sistema
de frenagem ou outra falha mecânica. O diferencial de velocidades em rampas ascen-
dentes resulta em um elevado risco de colisões, especialmente em rodovias de pista
simples localizadas em terreno sinuoso, nas quais é mais difícil realizar manobras de
ultrapassagem. Nesses casos, devem ser implantadas faixas adicionais, que possibili-
tam a ultrapassagem e separam os veículos mais lentos dos mais rápidos. Já em ram-
pas descendentes acentuadas, é recomendada a implantação de áreas de escape para
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP