Page 183 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 183

CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                  veículos pesados, de modo a reduzir as consequências caso ocorra perda de controle
                  do veículo.

                       Além dos usuários motorizados (veículos leves e pesados), usuários vulneráveis
                  (pedestres e ciclistas) também devem ser contemplados nos projetos de rodovias. A

                  classificação funcional das rodovias confere níveis de mobilidade e de velocidades dife-
                  rentes, o que influencia no tratamento destinado aos usuários vulneráveis. Nas rodo-
                  vias de classes mais elevadas, as velocidades praticadas são maiores, o que aumenta

                  a exposição ao risco de pedestres e ciclistas à ocorrência de acidentes de maior severi-
                  dade, visto que o corpo humano possui tolerância limitada a forças de impacto provo-
                  cadas em um acidente.

                       É importante, então, que sejam adotadas medidas de segurança adequadas a cada

                  tipo de rodovia para garantir um nível de segurança apropriado a todos os seus usuá-
                  rios. O tratamento de usuários vulneráveis no projeto de rodovias seguras é abordado
                  com mais detalhes no “Capítulo 11 — Considerações sobre usuários vulneráveis”.

                       Outro usuário que merece atenção especial em projetos seguros de rodovias é o

                  motociclista. Esse usuário é mais vulnerável em relação aos demais veículos motoriza-
                  dos, além de ser mais influenciado pela infraestrutura viária. Isso porque motocicletas
                  oferecem pouca proteção aos motociclistas e podem alcançar velocidades elevadas
                  para o nível de proteção que possuem. Motocicletas também estão mais sujeitas à

                  perda de estabilidade lateral, que pode levar à queda ou a desvios de trajetória. Além
                  disso, a probabilidade de não serem vistas por outros condutores é maior e a estrutura
                  veicular das motocicletas permite a realização de manobras perigosas, como trafegar
                  entre as faixas de rolamento.


                       Motocicletas de alta potência apresentam taxas de aceleração maiores que veícu-
                  los leves, realizando mais manobras de ultrapassagem em pelotões e aumentando o
                  risco de se envolverem em acidentes. Por outro lado, motocicletas de baixa cilindrada

                  não são capazes de acompanhar a velocidade desenvolvida em rodovias de alta ve-
                  locidade, o que também pode representar um risco para a segurança. O “Capítulo 11
                  — Considerações sobre usuários vulneráveis” também aborda a segurança de motoci-
                  clistas no projeto seguro de rodovias.








          182

                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
   178   179   180   181   182   183   184   185   186   187   188