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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
veículos pesados, de modo a reduzir as consequências caso ocorra perda de controle
do veículo.
Além dos usuários motorizados (veículos leves e pesados), usuários vulneráveis
(pedestres e ciclistas) também devem ser contemplados nos projetos de rodovias. A
classificação funcional das rodovias confere níveis de mobilidade e de velocidades dife-
rentes, o que influencia no tratamento destinado aos usuários vulneráveis. Nas rodo-
vias de classes mais elevadas, as velocidades praticadas são maiores, o que aumenta
a exposição ao risco de pedestres e ciclistas à ocorrência de acidentes de maior severi-
dade, visto que o corpo humano possui tolerância limitada a forças de impacto provo-
cadas em um acidente.
É importante, então, que sejam adotadas medidas de segurança adequadas a cada
tipo de rodovia para garantir um nível de segurança apropriado a todos os seus usuá-
rios. O tratamento de usuários vulneráveis no projeto de rodovias seguras é abordado
com mais detalhes no “Capítulo 11 — Considerações sobre usuários vulneráveis”.
Outro usuário que merece atenção especial em projetos seguros de rodovias é o
motociclista. Esse usuário é mais vulnerável em relação aos demais veículos motoriza-
dos, além de ser mais influenciado pela infraestrutura viária. Isso porque motocicletas
oferecem pouca proteção aos motociclistas e podem alcançar velocidades elevadas
para o nível de proteção que possuem. Motocicletas também estão mais sujeitas à
perda de estabilidade lateral, que pode levar à queda ou a desvios de trajetória. Além
disso, a probabilidade de não serem vistas por outros condutores é maior e a estrutura
veicular das motocicletas permite a realização de manobras perigosas, como trafegar
entre as faixas de rolamento.
Motocicletas de alta potência apresentam taxas de aceleração maiores que veícu-
los leves, realizando mais manobras de ultrapassagem em pelotões e aumentando o
risco de se envolverem em acidentes. Por outro lado, motocicletas de baixa cilindrada
não são capazes de acompanhar a velocidade desenvolvida em rodovias de alta ve-
locidade, o que também pode representar um risco para a segurança. O “Capítulo 11
— Considerações sobre usuários vulneráveis” também aborda a segurança de motoci-
clistas no projeto seguro de rodovias.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP