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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
6.4 Consistência e legibilidade
A consistência geométrica é um conceito fundamental da Segurança Viária. Esse con-
ceito está relacionado ao controle da variação dos parâmetros geométricos de uma
rodovia, e tem como objetivo atender às expectativas dos motoristas e evitar mu-
danças bruscas nos elementos geométricos (como alinhamento da via, configuração
de interseções, sinalização semafórica, localização de pontos de acessos e de zonas
de ultrapassagem, incluindo elementos das laterais da via). Portando, busca manter
um mesmo padrão em elementos geométricos sucessivos, evitando a ocorrência de
singularidades.
Combinações de elementos de projeto presentes em diferentes segmentos devem
estar dispostas de forma harmônica e equilibrada, evitando surpreender os usuários
com descontinuidades. Assim, a consistência geométrica contribui para que os moto-
ristas realizem a tarefa de dirigir de forma harmoniosa e sem manobras súbitas que
possam aumentar o risco de acidentes [18]. Além disso, permite que os usuários sai-
bam como reagir às situações presentes na via e possam confiar em suas experiências
anteriores, auxiliando-os na tarefa de dirigir. Dessa forma, o risco de os usuários come-
terem erros é menor, pois há menos informações novas a serem processadas.
É tarefa dos projetistas garantir a consistência geométrica dos projetos. Contudo,
tendo em vista que alguns elementos podem ser inconsistentes ao longo das rodovias,
é responsabilidade dos projetistas, então, minimizá-las. Ao mesmo tempo, nos locais
onde inconsistências são inevitáveis, os projetistas devem adotar medidas para ga-
rantir que a operação da rodovia seja segura, com o uso de sinalização adequada e de
delineamento para alertar os motoristas, assim como, com a provisão de medidas de
segurança específicas.
De modo geral, a consistência é alcançada de forma sistêmica, levando-se em con-
ta critérios para todos os elementos críticos de projeto, ao invés de apenas considerá-
-los separadamente. Em rodovias de classes mais elevadas, a adoção de parâmetros
de projeto compatíveis com velocidades diretrizes mais altas — associada à verificação
das recomendações gerais de geometria —, é geralmente suficiente para assegurar a
consistência do traçado [12].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP