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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
Com relação à composição do tráfego, a presença de veículos pesados é um fator
que pode afetar a Segurança Viária. Veículos leves e pesados costumam trafegar com
velocidades diferentes, especialmente em rampas longas ou íngremes, e esse diferen-
cial de velocidades pode impactar a ocorrência de acidentes, como visto no item "6.5
— Velocidade".
Dessa forma, quando forem realizados estudos de tráfego, é importante conside-
rar separadamente a presença de veículos pesados e, especialmente, veículos longos
(como CVCs), uma vez que o desempenho no tráfego desses veículos é diferente do
desempenho de veículos leves.
Além disso, a combinação de veículos pesados e motocicletas, bicicletas e pedes-
tres costuma resultar em lesões graves para os usuários mais vulneráveis quando aci-
dentes ocorrem, uma vez que, como mencionado no “Capítulo 4 — Fatores de risco e
fatores contribuintes para os acidentes”, um dos principais fatores contribuintes para a
severidade de um acidente é a massa do veículo.
6.6.2 Congestionamento e gestão de tráfego
Aumento do volume de tráfego, mudanças na composição do tráfego, variação demo-
gráfica, bem como o desenvolvimento da região no entorno da rodovia podem introdu-
zir problemas no nível de serviço, geralmente não previstos no projeto viário. Um nível
de serviço baixo não é desejável principalmente devido aos transtornos relacionados ao
tempo de viagem dos usuários. Além disso, segmentos de via congestionados impac-
tam na acidentalidade, pois o represamento de veículos em determinados segmentos
ou em interseções causam diferenças significativas nas velocidades entre o tráfego
represado e o tráfego que se aproxima. Nesses casos, tanto a ocorrência (em números
absolutos) quanto a severidade de acidentes aumentam, especialmente relativos à co-
lisão traseira e engavetamento.
A própria eventualidade de um acidente pode prejudicar consideravelmente a ca-
pacidade da rodovia e contribuir para que outros acidentes ocorram. Tendo como exem-
plo uma rodovia com 3 faixas por sentido, quando sua faixa mais à esquerda é bloquea-
da devido a um acidente, a capacidade da rodovia é reduzida em 50% neste sentido [15].
Com o objetivo de reduzir a ocorrência de acidentes que são influenciados pelos
congestionamentos ou outros incidentes de trânsito, três estratégias de gestão de
tráfego se destacam: monitoramento, informações ao usuário e gestão de incidentes.
Essas estratégias são detalhadas no Quadro 6.5.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP