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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                       Com relação à composição do tráfego, a presença de veículos pesados é um fator
                  que pode afetar a Segurança Viária. Veículos leves e pesados costumam trafegar com
                  velocidades diferentes, especialmente em rampas longas ou íngremes, e esse diferen-
                  cial de velocidades pode impactar a ocorrência de acidentes, como visto no item "6.5
                  — Velocidade".

                       Dessa forma, quando forem realizados estudos de tráfego, é importante conside-
                  rar separadamente a presença de veículos pesados e, especialmente, veículos longos
                  (como CVCs), uma vez que o desempenho no tráfego desses veículos é diferente do
                  desempenho de veículos leves.


                       Além disso, a combinação de veículos pesados e motocicletas, bicicletas e pedes-
                  tres costuma resultar em lesões graves para os usuários mais vulneráveis quando aci-
                  dentes ocorrem, uma vez que, como mencionado no “Capítulo 4 — Fatores de risco e
                  fatores contribuintes para os acidentes”, um dos principais fatores contribuintes para a
                  severidade de um acidente é a massa do veículo.




                  6.6.2 Congestionamento e gestão de tráfego


                  Aumento do volume de tráfego, mudanças na composição do tráfego, variação demo-
                  gráfica, bem como o desenvolvimento da região no entorno da rodovia podem introdu-
                  zir problemas no nível de serviço, geralmente não previstos no projeto viário. Um nível
                  de serviço baixo não é desejável principalmente devido aos transtornos relacionados ao
                  tempo de viagem dos usuários. Além disso, segmentos de via congestionados impac-
                  tam na acidentalidade, pois o represamento de veículos em determinados segmentos
                  ou em interseções causam diferenças significativas nas velocidades entre o tráfego
                  represado e o tráfego que se aproxima. Nesses casos, tanto a ocorrência (em números

                  absolutos) quanto a severidade de acidentes aumentam, especialmente relativos à co-
                  lisão traseira e engavetamento.

                       A própria eventualidade de um acidente pode prejudicar consideravelmente a ca-
                  pacidade da rodovia e contribuir para que outros acidentes ocorram. Tendo como exem-
                  plo uma rodovia com 3 faixas por sentido, quando sua faixa mais à esquerda é bloquea-
                  da devido a um acidente, a capacidade da rodovia é reduzida em 50% neste sentido [15].

                       Com o objetivo de reduzir a ocorrência de acidentes que são influenciados pelos
                  congestionamentos ou outros incidentes de trânsito, três estratégias de gestão de
                  tráfego se destacam: monitoramento, informações ao usuário e gestão de incidentes.

                  Essas estratégias são detalhadas no Quadro 6.5.
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                                                                                                         DER / SP
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