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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                       Em resumo, rodovias autoexplicativas devem ser [20]:

                           •  Facilmente reconhecíveis: rodovias de mesma classe (com a mesma fun-
                             ção, o mesmo perfil de velocidade e o mesmo tipo de usuário) devem ser
                             semelhantes;

                           •  Facilmente distinguíveis: rodovias de classes diferentes devem ser clara-
                             mente distintas (na aparência e layout);

                           •  Facilmente interpretáveis: o comportamento esperado dos motoristas deve
                             ser claro, ou seja, as características da rodovia devem induzir os usuários a
                             agir da forma esperada.




                       Em acessos e entroncamentos rodoviários é preciso fornecer áreas de transição
                  (como faixas adicionais de aceleração e desaceleração) que permitam que os conduto-
                  res possam se adaptar de uma situação de tráfego para outra [1]. Além disso, é impor-

                  tante manter um campo de visão seguro, com contrastes suficientes para auxiliar na
                  orientação dos motoristas e aumentar seu estado de alerta.

                       Esses três conceitos abordados (consistência, legibilidade e rodovias autoexplica-
                  tivas) buscam melhorar a Segurança Viária levando em consideração fatores associa-

                  dos ao comportamento humano, em particular, fatores relacionados às expectativas
                  dos usuários.




                  6.5 Velocidade





                  O gerenciamento da velocidade é uma etapa fundamental para um Sistema Seguro.
                  Como mencionado no “Capítulo 4 — Fatores de risco e fatores contribuintes para os
                  acidentes”, há consenso entre os profissionais de Segurança Viária de que a velocidade

                  contribui tanto para a ocorrência quanto para severidade de acidentes.

                       Em engenharia de tráfego, o termo “velocidade” pode ser empregado para re-
                  ferir-se à diferentes conceitos, como velocidade de projeto, velocidade operacional e
                  velocidade regulamentada. A velocidade de projeto é a velocidade para a qual a ro-

                  dovia é desenhada e corresponde à maior velocidade com que um trecho viário pode



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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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