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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
rodovia não deve ser inferior à metade da velocidade máxima permitida, a fim de evitar
que grandes diferenças de velocidade ocorram.
O Quadro 6.4 apresenta algumas recomendações relacionadas à velocidade que
podem contribuir para tornar as rodovias mais seguras.
Quadro 6.4: Recomendações a respeito da velocidade
para aumentar a segurança nas rodovias
Recomendação Considerações
Reduzir a velocidade Recomenda-se reduzir a velocidade praticada nas rodovias, assim como as
operacional nas rodovias, diferenças de velocidade entre veículos. Essas mudanças podem resultar
bem como as diferenças de em ganhos de segurança substanciais, como redução da acidentalidade e da
velocidade entre os veículos severidade dos acidentes.
Determinar limites de O projeto do sistema viário e os limites de velocidade estabelecidos devem
velocidade de acordo com considerar as forças que o corpo humano é capaz de tolerar. Em alguns contextos,
os princípios do Sistema recomenda-se a redução da velocidade regulamentada, como nos seguintes
Seguro casos:
• rodovia rural sem canteiro central e/ou sem barreira central (rodovias de pista
simples ou múltiplas faixas): a redução da velocidade pode reduzir o risco de
colisões frontais;
• interseções: a redução da velocidade pode reduzir o risco de colisões laterais;
• compartilhamento da via por diferentes usuários, especialmente
travessias urbanas: se houver veículos motorizados e usuários vulneráveis
compartilhando o espaço viário, a redução da velocidade tem impacto
significativo nas consequências dos acidentes que envolvem usuários
vulneráveis.
Adequar a infraestrutura Recomenda-se implantar melhorias na infraestrutura e aplicar uma fiscalização
rodoviária e a fiscalização mais rígida caso um aumento no limite de velocidade seja considerado, de modo a
se os limites de velocidade compensar o risco aumentado resultante da maior velocidade de tráfego.
forem aumentados
Utilizar o controle Sistemas de controle automático de velocidade vêm sendo utilizados
automático de velocidade internacionalmente como uma medida para reduzir as velocidades praticadas e,
para reduzir a velocidade de como consequência, a ocorrência de acidentes.
forma eficaz
Controle de seção (obtido a partir da medição da velocidade média ao longo de
uma seção da via) é uma medida relativamente nova utilizada internacionalmente,
que parece ser muito eficaz não apenas na redução da velocidade, mas também,
contribui para um fluxo de tráfego mais homogeneizado.
Fonte: elaborado pelo autor com base em [25]
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP