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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
6.7 Efeito das soluções de engenharia na
Segurança Viária
Ao longo do Capítulo foram apresentados conceitos e práticas de engenharia que, se
levados em consideração na elaboração de projetos e na operação de rodovias, têm a
capacidade de melhorar a Segurança Viária e gerar grandes melhorias sociais, indepen-
dentemente da mudança na conduta dos usuários do sistema viário.
Comparados com programas de educação e fiscalização, os investimentos em en-
genharia apresentam duas grandes vantagens: (i) os resultados são imediatos e veri-
ficáveis, podendo ser atribuídos diretamente às medidas implementadas; e (ii) embora
as contramedidas de engenharia tenham custos elevados, os resultados tendem a ser
mais duradouros e menos dependentes do investimento contínuo de recursos [26].
Nesse contexto, as intervenções de engenharia geralmente apresentam índices de be-
nefício-custo elevados, onde a recuperação total do valor social investido é alcançada
em pouco tempo após a implantação de um projeto de melhoria no sistema viário.
O papel da engenharia de Segurança Viária é elaborar padrões de projeto que auxi-
liem na construção e operação de vias seguras, utilizando conceitos, materiais, dispo-
sitivos e tecnologias que evitem a ocorrência de acidentes ou sejam capazes de reduzir
a severidade dos acidentes, caso ocorram. Os engenheiros e projetistas devem analisar
e diagnosticar problemas da rodovia e desenvolver soluções que os elimine, conside-
rando as especificidades de cada situação. Da mesma forma, devem combinar métodos
de engenharia de projeto e de engenharia de tráfego com a compreensão dos fatores
humanos (incluindo as interações entre diferentes modos de transporte, como veículos
motorizados leves e pesados, pedestres e ciclistas), como forma de atender às neces-
sidades de cada local [15].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP