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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                  6.7 Efeito das soluções de engenharia na
                        Segurança Viária





                  Ao longo do Capítulo foram apresentados conceitos e práticas de engenharia que,  se
                  levados em consideração na elaboração de projetos e na operação de rodovias, têm a

                  capacidade de melhorar a Segurança Viária e gerar grandes melhorias sociais, indepen-
                  dentemente da mudança na conduta dos usuários do sistema viário.

                       Comparados com programas de educação e fiscalização, os investimentos em en-
                  genharia apresentam duas grandes vantagens: (i) os resultados são imediatos e veri-

                  ficáveis, podendo ser atribuídos diretamente às medidas implementadas; e (ii) embora
                  as contramedidas de engenharia tenham custos elevados, os resultados tendem a ser
                  mais  duradouros  e  menos  dependentes  do investimento  contínuo  de  recursos  [26].

                  Nesse contexto, as intervenções de engenharia geralmente apresentam índices de be-
                  nefício-custo  elevados, onde a recuperação total do valor social investido é alcançada
                  em pouco tempo após a implantação de um projeto de melhoria no sistema viário.

                       O papel da engenharia de Segurança Viária é elaborar padrões de projeto que auxi-

                  liem na construção e operação de vias seguras, utilizando conceitos, materiais, dispo-
                  sitivos e tecnologias que evitem a ocorrência de acidentes ou sejam capazes de reduzir
                  a severidade dos acidentes, caso ocorram. Os engenheiros e projetistas devem analisar
                  e diagnosticar problemas da rodovia e desenvolver soluções que os elimine, conside-

                  rando as especificidades de cada situação. Da mesma forma, devem combinar métodos
                  de engenharia de projeto e de engenharia de tráfego com a compreensão dos fatores
                  humanos (incluindo as interações entre diferentes modos de transporte, como veículos
                  motorizados leves e pesados, pedestres e ciclistas), como forma de atender às neces-

                  sidades de cada local [15].


















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                                                                                                         DER / SP
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