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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                  6.6 Influências do tráfego





                  Características do tráfego também são capazes de influenciar a Segurança Viária. O
                  volume e a composição do tráfego, assim como o nível de serviço, podem ter um grande
                  impacto na ocorrência e na severidade de acidentes.

                       Rodovias de múltiplas faixas, por exemplo, são projetadas para permitir que um ele-
                  vado volume de veículos se movimente com segurança em altas velocidades. Quando a
                  alta demanda de tráfego resulta em baixos níveis de serviço  , as rodovias não operam de
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                  maneira eficiente, podendo atingir sua capacidade e ocasionar congestionamentos. Nes-

                  ses casos, acidentes como colisões traseiras e engavetamentos se tornam mais comuns.



                  6.6.1 Volume e composição


                  Dados de acidentes apontam que rodovias com volumes de tráfego elevados tendem

                  a apresentar números absolutos de acidentes maiores. Apesar do volume ser um fator
                  explicativo para a ocorrência de acidentes, o que se observa é que a relação entre estas
                  variáveis não é linear [26].

                       Estudos que relacionam o volume de usuários com a ocorrência de acidentes são
                  escassos. Entretanto, estima-se que quando usuários trafegam acompanhados de
                  seus pares (ou seja, em grupos de usuários de veículos motorizados, motociclistas, ci-
                  clistas ou pedestres), a segurança experimentada por eles é maior do que seria caso
                  estivessem trafegando sozinhos; isto é, um pedestre estará mais seguro ao trafegar
                  com outros pedestres [26].

                       Uma possível explicação para esse efeito na segurança de pedestres e ciclistas,
                  é que existe uma tendência de os motoristas prestarem mais atenção aos usuários

                  vulneráveis se esses estiverem em maior número, como um pelotão de ciclistas ou
                  grande número de pedestres cruzando a via. Isso também é verdade em situações com
                  elevado volume de veículos: a fim de evitar acidentes, os motoristas tendem a prestar
                  mais atenção ao tráfego quando o volume de veículos é maior. Nesse caso, a velocidade
                  praticada em situações de tráfego intenso costuma ser menor, o que influencia tanto a
                  ocorrência quanto a severidade de acidentes [26].


                  13   Níveis de serviço baixos são aqueles que apresentam condições operacionais com fluxos instá-
                     veis (NS D, E e F). Mais informações sobre níveis de serviço podem ser encontradas no Highway
                     Capacity Manual (HCM) da AASHTO [27].
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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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