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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
6.6 Influências do tráfego
Características do tráfego também são capazes de influenciar a Segurança Viária. O
volume e a composição do tráfego, assim como o nível de serviço, podem ter um grande
impacto na ocorrência e na severidade de acidentes.
Rodovias de múltiplas faixas, por exemplo, são projetadas para permitir que um ele-
vado volume de veículos se movimente com segurança em altas velocidades. Quando a
alta demanda de tráfego resulta em baixos níveis de serviço , as rodovias não operam de
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maneira eficiente, podendo atingir sua capacidade e ocasionar congestionamentos. Nes-
ses casos, acidentes como colisões traseiras e engavetamentos se tornam mais comuns.
6.6.1 Volume e composição
Dados de acidentes apontam que rodovias com volumes de tráfego elevados tendem
a apresentar números absolutos de acidentes maiores. Apesar do volume ser um fator
explicativo para a ocorrência de acidentes, o que se observa é que a relação entre estas
variáveis não é linear [26].
Estudos que relacionam o volume de usuários com a ocorrência de acidentes são
escassos. Entretanto, estima-se que quando usuários trafegam acompanhados de
seus pares (ou seja, em grupos de usuários de veículos motorizados, motociclistas, ci-
clistas ou pedestres), a segurança experimentada por eles é maior do que seria caso
estivessem trafegando sozinhos; isto é, um pedestre estará mais seguro ao trafegar
com outros pedestres [26].
Uma possível explicação para esse efeito na segurança de pedestres e ciclistas,
é que existe uma tendência de os motoristas prestarem mais atenção aos usuários
vulneráveis se esses estiverem em maior número, como um pelotão de ciclistas ou
grande número de pedestres cruzando a via. Isso também é verdade em situações com
elevado volume de veículos: a fim de evitar acidentes, os motoristas tendem a prestar
mais atenção ao tráfego quando o volume de veículos é maior. Nesse caso, a velocidade
praticada em situações de tráfego intenso costuma ser menor, o que influencia tanto a
ocorrência quanto a severidade de acidentes [26].
13 Níveis de serviço baixos são aqueles que apresentam condições operacionais com fluxos instá-
veis (NS D, E e F). Mais informações sobre níveis de serviço podem ser encontradas no Highway
Capacity Manual (HCM) da AASHTO [27].
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP