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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                                       Quadro 6.5: Estratégias de gestão de tráfego


                   Estratégia       Considerações

                   Monitoramento    Em algumas rodovias de múltiplas faixas nos EUA é realizado o controle
                                    de acessos nas alças da rodovia, mediante o emprego de semáforos
                                    de duas luzes (verde/vermelho), o qual libera, um a um, a entrada dos
                                    veículos na rodovia. Esse controle de acesso tem como objetivo liberar o
                                    tráfego à corrente principal (rodovia) pouco a pouco, evitando que ocorram
                                    “turbulências” na via principal. Com a implantação dessa medida, foram
                                    observadas reduções de 20 a 50% da ocorrência de acidentes relacionados a
                                    convergências rodoviárias.
                                    Intervenções como Limites de Velocidade Variável (VLS)  foram aplicadas
                                                                                    14
                                    em algumas regiões da Europa e, também, apresentam resultados positivos
                                    como medida de monitoramento.
                                    Um ponto importante para a aplicação de medidas de monitoramento é o
                                    uso de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) para alimentar os modelos
                                    com dados confiáveis em tempo real.

                   Informação ao    Essa estratégia é utilizada para alertar os motoristas que trafegam
                   usuário          nas rodovias — ou aqueles que pretendem acessá-las — indicando em
                                    tempo real as condições de fluidez de tráfego, condições climáticas e
                                    outras condições da própria via, como zonas de obras. Para isso, painéis
                                    de mensagens variáveis (PMVs) e rádio são comumente utilizados e,
                                    mais recentemente, aplicativos para smartphones também têm sido
                                    empregados. O fator chave para a aceitação e o uso dos sistemas de
                                    informação por parte dos usuários é a credibilidade e utilidade das
                                    informações fornecidas, e isto é possibilitado pela coleta e divulgação de
                                    informações precisas e atualizadas.

                   Gestão de        Incidentes de trânsito são eventos aleatórios, como veículos parados
                   incidentes       (inclusive em congestionamentos) ou obstáculos na via, que podem
                                    prejudicar a capacidade ou a mobilidade. Quando o volume de tráfego se
                                    aproxima da capacidade da via, ocorrem congestionamentos. Os impactos
                                    desse tipo de incidente podem ser muito maiores que apenas atraso na
                                    viagem: a lentidão pode gerar acidentes devido à diferença de velocidade
                                    com o fluxo à montante e os riscos são ainda maiores em condições de
                                    visibilidade reduzida.

                                    A gestão de incidentes, em termos gerais, é uma abordagem sistemática
                                    e coordenada, aplicada para reduzir o tempo necessário para: detectar
                                    um incidente, iniciar a resposta, limpar a área e gerir o tráfego (até uma
                                    situação de normalidade ser reestabelecida). Para isso, é essencial
                                    implementar um centro de controle operacional (CCO) responsável por gerir
                                    a rodovia. A gestão de incidentes deve ser interdepartamental incluindo
                                    polícia, bombeiros e pessoal de manutenção da rodovia.

                                                 Fonte: elaborado pelo autor


                  14   Em inglês, Variable Speed Limit.
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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
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