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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
Quadro 6.5: Estratégias de gestão de tráfego
Estratégia Considerações
Monitoramento Em algumas rodovias de múltiplas faixas nos EUA é realizado o controle
de acessos nas alças da rodovia, mediante o emprego de semáforos
de duas luzes (verde/vermelho), o qual libera, um a um, a entrada dos
veículos na rodovia. Esse controle de acesso tem como objetivo liberar o
tráfego à corrente principal (rodovia) pouco a pouco, evitando que ocorram
“turbulências” na via principal. Com a implantação dessa medida, foram
observadas reduções de 20 a 50% da ocorrência de acidentes relacionados a
convergências rodoviárias.
Intervenções como Limites de Velocidade Variável (VLS) foram aplicadas
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em algumas regiões da Europa e, também, apresentam resultados positivos
como medida de monitoramento.
Um ponto importante para a aplicação de medidas de monitoramento é o
uso de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) para alimentar os modelos
com dados confiáveis em tempo real.
Informação ao Essa estratégia é utilizada para alertar os motoristas que trafegam
usuário nas rodovias — ou aqueles que pretendem acessá-las — indicando em
tempo real as condições de fluidez de tráfego, condições climáticas e
outras condições da própria via, como zonas de obras. Para isso, painéis
de mensagens variáveis (PMVs) e rádio são comumente utilizados e,
mais recentemente, aplicativos para smartphones também têm sido
empregados. O fator chave para a aceitação e o uso dos sistemas de
informação por parte dos usuários é a credibilidade e utilidade das
informações fornecidas, e isto é possibilitado pela coleta e divulgação de
informações precisas e atualizadas.
Gestão de Incidentes de trânsito são eventos aleatórios, como veículos parados
incidentes (inclusive em congestionamentos) ou obstáculos na via, que podem
prejudicar a capacidade ou a mobilidade. Quando o volume de tráfego se
aproxima da capacidade da via, ocorrem congestionamentos. Os impactos
desse tipo de incidente podem ser muito maiores que apenas atraso na
viagem: a lentidão pode gerar acidentes devido à diferença de velocidade
com o fluxo à montante e os riscos são ainda maiores em condições de
visibilidade reduzida.
A gestão de incidentes, em termos gerais, é uma abordagem sistemática
e coordenada, aplicada para reduzir o tempo necessário para: detectar
um incidente, iniciar a resposta, limpar a área e gerir o tráfego (até uma
situação de normalidade ser reestabelecida). Para isso, é essencial
implementar um centro de controle operacional (CCO) responsável por gerir
a rodovia. A gestão de incidentes deve ser interdepartamental incluindo
polícia, bombeiros e pessoal de manutenção da rodovia.
Fonte: elaborado pelo autor
14 Em inglês, Variable Speed Limit.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP