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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                  para Projeto Seguro de Rodovias”; características do entorno da via são apresentadas
                  no “Capítulo 8 — Projeto Seguro das Laterais das Vias”; considerações a respeito da
                  segurança em acessos e interseções são apresentadas no “ Capítulo 9 — Interseções

                  e Acessos”; e considerações de segurança em travessias urbanas são apresentadas no
                  “Capítulo 10 — Travessias Urbanas”.

                       Como exemplificado no “Capítulo 6 — Diretrizes para Projeto Seguro de Rodo-
                  vias”, tão somente atender aos critérios normativos de projeto não garante um projeto

                  seguro. Para incorporar a Segurança Viária  no desenvolvimento de projetos de rodo-
                  vias é necessário levar em consideração os critérios individuais de cada elemento de
                  projeto e também a forma como esses elementos se inter-relacionam para compor a
                  rodovia como um todo. Na sequência, são apresentadas as melhores práticas nacionais
                  e internacionais adotadas para atender critérios de segurança e compor as caracterís-

                  ticas físicas dos projetos de rodovias.




                  7.1 Configuração geométrica da via





                  A geometria adequada da via integra uma das principais características do conceito
                  “Rodovias que perdoam” . Além de atuar diretamente na Segurança Viária por meio dos
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                  elementos de projeto, ela também influência no comportamento dos motoristas. Uma
                  faixa de rolamento mais larga, por exemplo, proporciona ultrapassagens mais seguras

                  e mais conforto na viagem. Acostamentos mais amplos, por sua vez, proporcionam
                  áreas de recuperação e permitem paradas mais seguras. A combinação entre os alinha-
                  mentos horizontal e vertical também é um exemplo de como a geometria pode influen-
                  ciar a Segurança Viária: um trecho em tangente com curvas verticais sequenciais pode

                  causar áreas de baixa visibilidade, tornando as ultrapassagens inseguras.

                       Neste capítulo são apresentados os elementos de projeto geométrico capazes de
                  influenciar a Segurança Viária, como largura das faixas de rolamento e dos acostamen-

                  tos, distâncias de visibilidade, declividade transversal, greide (declividade longitudinal),




                  1   Conceito abordado  com mais detalhes  no “Capítulo 6 —  Diretrizes para projeto  seguro
                     de rodovias”.


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