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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
para Projeto Seguro de Rodovias”; características do entorno da via são apresentadas
no “Capítulo 8 — Projeto Seguro das Laterais das Vias”; considerações a respeito da
segurança em acessos e interseções são apresentadas no “ Capítulo 9 — Interseções
e Acessos”; e considerações de segurança em travessias urbanas são apresentadas no
“Capítulo 10 — Travessias Urbanas”.
Como exemplificado no “Capítulo 6 — Diretrizes para Projeto Seguro de Rodo-
vias”, tão somente atender aos critérios normativos de projeto não garante um projeto
seguro. Para incorporar a Segurança Viária no desenvolvimento de projetos de rodo-
vias é necessário levar em consideração os critérios individuais de cada elemento de
projeto e também a forma como esses elementos se inter-relacionam para compor a
rodovia como um todo. Na sequência, são apresentadas as melhores práticas nacionais
e internacionais adotadas para atender critérios de segurança e compor as caracterís-
ticas físicas dos projetos de rodovias.
7.1 Configuração geométrica da via
A geometria adequada da via integra uma das principais características do conceito
“Rodovias que perdoam” . Além de atuar diretamente na Segurança Viária por meio dos
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elementos de projeto, ela também influência no comportamento dos motoristas. Uma
faixa de rolamento mais larga, por exemplo, proporciona ultrapassagens mais seguras
e mais conforto na viagem. Acostamentos mais amplos, por sua vez, proporcionam
áreas de recuperação e permitem paradas mais seguras. A combinação entre os alinha-
mentos horizontal e vertical também é um exemplo de como a geometria pode influen-
ciar a Segurança Viária: um trecho em tangente com curvas verticais sequenciais pode
causar áreas de baixa visibilidade, tornando as ultrapassagens inseguras.
Neste capítulo são apresentados os elementos de projeto geométrico capazes de
influenciar a Segurança Viária, como largura das faixas de rolamento e dos acostamen-
tos, distâncias de visibilidade, declividade transversal, greide (declividade longitudinal),
1 Conceito abordado com mais detalhes no “Capítulo 6 — Diretrizes para projeto seguro
de rodovias”.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP