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CAPÍTUL O 0 7 – Pr O je T O se g U r O de r O d O vi A s
Gráfico 7.1: Índice de acidentes em função do raio da curva
Fonte: [4]
Raios mínimos de curvatura horizontal são parâmetros que correspondem aos me-
nores valores de raio que podem ser percorridos em condições aceitáveis de segurança
e conforto. Esses valores são diretamente proporcionais ao quadrado da velocidade de
projeto e variam de acordo com os valores máximos admissíveis para a superelevação
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e para o coeficiente de atrito lateral pneu-pavimento. [2]
Um projeto seguro deve evitar curvas de raio inferior ao adequado para uma de-
terminada velocidade de projeto. Quanto maior a redução de velocidade requerida pela
curva, maior a probabilidade de erro do motorista e da ocorrência de acidentes, prin-
cipalmente relativos a derrapagens, saídas da rodovia, invasão de faixa adjacente ou
oposta e colisões traseiras devido à frenagem na aproximação da curva. O risco é ainda
maior quando a redução de velocidade é inesperada ou pouco comum, como em curvas
isoladas com raios pequenos.
5 Conforme definido no “Capítulo 6 — Diretrizes para projeto seguro de rodovias”, a velocidade de
projeto refere-se à velocidade máxima com a qual um determinado trecho pode ser percorrido
em segurança em condições de fluxo livre. É a velocidade selecionada como base para determi-
nar os demais elementos de projeto.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP