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CAPÍTUL O   0 7   –   Pr O je T O   se g U r O   de   r O d O vi A s




                                 Gráfico 7.1: Índice de acidentes em função do raio da curva






























                                                        Fonte: [4]



                       Raios mínimos de curvatura horizontal são parâmetros que correspondem aos me-
                  nores valores de raio que podem ser percorridos em condições aceitáveis de segurança
                  e conforto. Esses valores são diretamente proporcionais ao quadrado da velocidade de
                  projeto  e variam de acordo com os valores máximos admissíveis para a superelevação
                         5
                  e para o coeficiente de atrito lateral pneu-pavimento. [2]

                       Um projeto seguro deve evitar curvas de raio inferior ao adequado para uma de-
                  terminada velocidade de projeto. Quanto maior a redução de velocidade requerida pela

                  curva, maior a probabilidade de erro do motorista e da ocorrência de acidentes, prin-
                  cipalmente relativos a derrapagens, saídas da rodovia, invasão de faixa adjacente ou
                  oposta e colisões traseiras devido à frenagem na aproximação da curva. O risco é ainda
                  maior quando a redução de velocidade é inesperada ou pouco comum, como em curvas

                  isoladas com raios pequenos.





                  5   Conforme definido no “Capítulo 6 — Diretrizes para projeto seguro de rodovias”, a velocidade de
                     projeto refere-se à velocidade máxima com a qual um determinado trecho pode ser percorrido
                     em segurança em condições de fluxo livre. É a velocidade selecionada como base para determi-
                     nar os demais elementos de projeto.


                                                                                                            201

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                                                                                                         DER / SP
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