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CAPÍTUL O   1 1   –   C O nsider A ç õe s   s O bre   U s U ári O s   v UL ner á veis




                         a)  Ciclovias
                             Ciclovias são vias próprias destinadas à circulação de ciclos.  São segrega-
                                                                                        4
                             das fisicamente das faixas de tráfego de veículos motorizados e podem ser
                             construídas em nível ou em desnível em relação à pista. A separação entre
                             os grupos de usuários deve ser realizada mediante afastamentos adequa-
                             dos, barreiras de proteção ou canteiros. São alternativas mais adequadas
                             ao tráfego em rodovias, pois reduzem o risco associado à exposição dos

                             ciclistas.

                         b)  Ciclofaixas
                             Parte da pista de rolamento, calçada ou canteiro central, delimitada por
                             Sinalização Viária, que é destinada exclusivamente à circulação de ciclos.
                             Pode ter piso diferenciado e deve ser implantada no mesmo nível da pista,

                             da calçada ou do canteiro. Esse tipo de via dedicada não deve ser implan-
                             tada em rodovias de alta velocidade, uma vez que não garante a segurança
                             dos ciclistas por meio de afastamento ou proteção adequados, podendo ser

                             utilizada apenas em travessias urbanas do tipo III.
                         c)  Vias compartilhadas

                             Vias sinalizadas que não são projetadas especificamente para o tráfego de
                             ciclistas, mas podem abrigar esses usuários, permitindo o uso compartilha-
                             do do espaço por bicicletas e veículos motorizados. Em rodovias, podem ser

                             utilizadas, com cautela, apenas em travessias do tipo III (rodovias que atra-
                             vessam áreas urbanizadas e adquirem características urbanas), desde que
                             as velocidades praticadas pelos veículos motorizados sejam baixas. Tam-
                             bém podem existir espaços destinados aos pedestres onde ciclistas com-
                             partilham a mesma área de circulação, desde que devidamente sinalizado.




                       Um ponto importante na segurança das vias dedicadas aos ciclistas é a sua con-
                  tinuidade. Segmentos alternados de ciclovias e ciclofaixas ao longo de uma rota são
                  indesejáveis, assim como cruzamentos da pista, que são os pontos mais críticos de

                  projetos de ciclovias e ciclofaixas. Devido aos potenciais conflitos nesses locais, um



                  4   De acordo com Anexo I do CTB, ciclos são definidos como veículos de pelo menos duas rodas
                     movido a propulsão humana [17].


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                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER / SP
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