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CAPÍTUL O   1 1   –   C O nsider A ç õe s   s O bre   U s U ári O s   v UL ner á veis




                             de caminhada mais lenta e necessitar de mais pontos de descanso em interva-
                             los menores. Soluções seguras devem considerar (i) as calçadas e o pavimento
                             da via no mesmo nível nos locais de travessia de pedestres, (ii) a instalação de

                             recursos sensoriais especiais nas travessias e (iii) adaptações no transporte
                             público para incluir esses usuários  no sistema de transporte [11].



                       Geralmente, questões voltadas a grupos específicos de pedestres passam a surgir
                  no desenvolvimento de melhorias de rodovias implantadas, quando é possível identifi-

                  car demandas individuais dos usuários vulneráveis.

                       Em suma, as intervenções para promover a segurança no tráfego de pedestres em
                  travessias urbanas buscam eliminar ou, pelo menos, reduzir a exposição de pedestres

                  ao tráfego de veículos [6], [12].



                  11.1.2 Segurança de ciclistas



                  Nos últimos anos, foi observado aumento no número de ciclistas, viajando tanto a tra-
                  balho, como para lazer e esporte. Houve aumento de viagens a longa distância com bi-
                  cicleta nas áreas rurais e de viagens de curta e média distância em travessias urbanas
                  [5], tanto em rodovias que atravessam áreas urbanizadas (tipo III) como em rodovias
                  que atravessam áreas de influência urbana com passagem perturbada (tipo II).


                       Grande parte das rodovias existentes não têm estrutura dedicada ao tráfego de
                  ciclistas. Assim, quando houver demanda, especialmente em travessias urbanas, de-
                  vem ser previstas soluções de Segurança Viária para esses usuários.


                       A ordem de tratamento recomendada para garantir a segurança dos ciclistas é
                  descrita no item "11.2 — Tratamento dos usuários vulneráveis”. A partir do nível de
                  separação do fluxo de veículos motorizados, o Volume VIII do Manual Brasileiro de Si-
                  nalização de Trânsito, classifica os diferentes tipos de vias dedicadas aos ciclistas [17]:














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