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CAPÍTUL O 1 1 – C O nsider A ç õe s s O bre U s U ári O s v UL ner á veis
projeto seguro deve contemplar elementos de segurança para a circulação de ciclistas
e veículos motorizados em cruzamentos, devendo ser considerada a necessidade de
implantação de ilhas de proteção (refúgios), de modo a prever o cruzamento da rodovia
em duas etapas [13].
Além disso, os ciclistas devem ser incentivados a usar roupas e equipamentos re-
fletivos, buzinas, espelhos retrovisores e luzes noturnas para facilitar sua a identifica-
ção, especialmente em condições climáticas adversas, como chuva, noite, neblina etc.
11.1.3 Segurança de motociclistas
As medidas que podem ser adotadas para garantir a segurança dos motociclistas di-
ferem, substancialmente, dos tratamentos direcionados aos pedestres e ciclistas, uma
vez que motocicletas circulam na faixa de tráfego, compartilhando a via com outros
veículos motorizados, e são capazes de trafegar nas velocidades regulamentadas nas
rodovias. Contudo, esses usuários não são protegidos pela estrutura do veículo, o que
os tornam vulneráveis em relação aos demais veículos motorizados.
Motociclistas podem apresentar um comportamento inseguro no trânsito, assu-
mindo velocidades elevadas e trafegando entre as faixas da via. Um estudo realizado
na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, apontou que o risco de lesões graves
em acidentes envolvendo motociclistas que trafegam entre as faixas está relacionado
tanto à velocidade, como ao diferencial de velocidade entre as motocicletas e os de-
mais veículos [18]. Assim, deve-se investir em campanhas educativas e informativas
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e, também, em mais fiscalização e controle do comportamento dos motociclistas, de
modo a reforçar a importância desses usuários assumirem um comportamento seguro
no trânsito, especialmente em relação à adoção de velocidades compatíveis com sua
segurança.
Os motociclistas devem ser incentivados a adotar práticas de direção defensiva,
como trafegar a uma distância segura dos demais veículos e realizar a manutenção
preventiva da motocicleta. O uso de roupas de proteção com adesivos retrorrefletivos
5 No “Capítulo 6 — Diretrizes para projeto seguro de rodovias” é explicado como o diferencial de
velocidade entre veículos pode contribuir para a ocorrência de acidentes.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP