Page 366 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 366

CAPÍTUL O   1 1   –   C O nsider A ç õe s   s O bre   U s U ári O s   v UL ner á veis




                  projeto seguro deve contemplar elementos de segurança para a circulação de ciclistas
                  e veículos motorizados em cruzamentos, devendo ser considerada a necessidade de
                  implantação de ilhas de proteção (refúgios), de modo a prever o cruzamento da rodovia

                  em duas etapas [13].

                       Além disso, os ciclistas devem ser incentivados a usar roupas e equipamentos re-
                  fletivos, buzinas, espelhos retrovisores e luzes noturnas para facilitar sua a identifica-
                  ção, especialmente em condições climáticas adversas, como chuva, noite, neblina etc.




                  11.1.3 Segurança de motociclistas


                  As medidas que podem ser adotadas para garantir a segurança dos motociclistas di-

                  ferem, substancialmente, dos tratamentos direcionados aos pedestres e ciclistas, uma
                  vez que motocicletas circulam na faixa de tráfego, compartilhando a via com outros
                  veículos motorizados, e são capazes de trafegar nas velocidades regulamentadas nas
                  rodovias. Contudo, esses usuários não são protegidos pela estrutura do veículo, o que

                  os tornam vulneráveis em relação aos demais veículos motorizados.

                       Motociclistas podem apresentar um comportamento inseguro no trânsito, assu-
                  mindo velocidades elevadas e trafegando entre as faixas da via. Um estudo realizado
                  na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, apontou que o risco de lesões graves

                  em acidentes envolvendo motociclistas que trafegam entre as faixas está relacionado
                  tanto à velocidade, como ao diferencial de velocidade entre as motocicletas e os de-
                  mais veículos  [18].  Assim, deve-se investir em campanhas educativas e informativas
                               5
                  e, também, em mais fiscalização e controle do comportamento dos motociclistas, de

                  modo a reforçar a importância desses usuários assumirem um comportamento seguro
                  no trânsito, especialmente em relação à adoção de velocidades compatíveis com sua
                  segurança.


                       Os motociclistas devem ser incentivados a adotar práticas de direção defensiva,
                  como trafegar a uma distância segura dos demais veículos e realizar a manutenção
                  preventiva da motocicleta. O uso de roupas de proteção com adesivos retrorrefletivos




                  5   No “Capítulo 6 — Diretrizes para projeto seguro de rodovias” é explicado como o diferencial de
                     velocidade entre veículos pode contribuir para a ocorrência de acidentes.


                                                                                                            365

                                                                          MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                         DER / SP
   361   362   363   364   365   366   367   368   369   370   371