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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                  15.2.5 Fator de Calibração (C)


                  O método preditivo do HSM é composto por três elementos fundamentais: Funções de
                  Desempenho de Segurança, Fatores de Modificação de Acidentes e um Fator de Cali-

                  bração (em inglês, Calibration Factor — C).

                       A frequência de acidentes pode variar, substancialmente, de uma região para ou-
                  tra, e isso ocorre por uma variedade de razões, como diferenças no comportamento
                  dos usuários da via, na legislação, na fiscalização ou em condições ambientais. O Fator

                  de Calibração tem como objetivo incorporar essas diferenças locais à frequência esti-
                  mada de acidentes, quando o método preditivo é empregado em regiões e, especial-
                  mente, em países diferentes daqueles para os quais as SPFs foram desenvolvidas.

                       O Fator de Calibração deve ser obtido separadamente para segmentos homogê-

                  neos (Cr) e interseções (Ci), pela razão entre a frequência observada de acidentes e a
                  frequência estimada de acidentes, considerando um conjunto amostral significativo de
                  locais, durante um mesmo período [1]. O procedimento de calibração do HSM envolve
                  cinco etapas [3]:


                         (1)  Identificação do tipo de infraestrutura viária e elemento viário: a calibração
                             é realizada separadamente para cada tipo de infraestrutura viária e ele-
                             mento viário, e deve ser feita antes do uso das SPFs.

                        (2)  Seleção dos locais para a calibração das SPFs: para a caracterização de uma
                             região (para cada tipo de infraestrutura viária e elemento viário), o número
                             mínimo de elementos viários individuais desejáveis para um conjunto de

                             dados de calibração é de 30 a 50 locais, devendo apresentar um total de
                             pelo menos 100 acidentes por ano. Esses locais devem ser selecionados
                             aleatoriamente de um grupo de locais candidatos com características simi-
                             lares e nunca em função de índices de acidentalidade. Essa etapa de seleção
                             dos locais para a calibração deve utilizar os mesmos locais selecionados em

                             calibrações subsequentes.
                        (3)  Obtenção de dados para o período de interesse (características geométri-

                             cas e operacionais e histórico de acidentes): para cada local, o conjunto de
                             dados de calibração deve incluir a frequência de acidentes total observada
                             em um período (período de calibração) e os dados característicos do local




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                                                                          MANU  AL  DE  SE GUR  ANÇA  VIÁRIA
                                                                                                             SP
                                                                                                            /
                                                                                                         DER / SP
                                                                                                         DER
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