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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
15.2.5 Fator de Calibração (C)
O método preditivo do HSM é composto por três elementos fundamentais: Funções de
Desempenho de Segurança, Fatores de Modificação de Acidentes e um Fator de Cali-
bração (em inglês, Calibration Factor — C).
A frequência de acidentes pode variar, substancialmente, de uma região para ou-
tra, e isso ocorre por uma variedade de razões, como diferenças no comportamento
dos usuários da via, na legislação, na fiscalização ou em condições ambientais. O Fator
de Calibração tem como objetivo incorporar essas diferenças locais à frequência esti-
mada de acidentes, quando o método preditivo é empregado em regiões e, especial-
mente, em países diferentes daqueles para os quais as SPFs foram desenvolvidas.
O Fator de Calibração deve ser obtido separadamente para segmentos homogê-
neos (Cr) e interseções (Ci), pela razão entre a frequência observada de acidentes e a
frequência estimada de acidentes, considerando um conjunto amostral significativo de
locais, durante um mesmo período [1]. O procedimento de calibração do HSM envolve
cinco etapas [3]:
(1) Identificação do tipo de infraestrutura viária e elemento viário: a calibração
é realizada separadamente para cada tipo de infraestrutura viária e ele-
mento viário, e deve ser feita antes do uso das SPFs.
(2) Seleção dos locais para a calibração das SPFs: para a caracterização de uma
região (para cada tipo de infraestrutura viária e elemento viário), o número
mínimo de elementos viários individuais desejáveis para um conjunto de
dados de calibração é de 30 a 50 locais, devendo apresentar um total de
pelo menos 100 acidentes por ano. Esses locais devem ser selecionados
aleatoriamente de um grupo de locais candidatos com características simi-
lares e nunca em função de índices de acidentalidade. Essa etapa de seleção
dos locais para a calibração deve utilizar os mesmos locais selecionados em
calibrações subsequentes.
(3) Obtenção de dados para o período de interesse (características geométri-
cas e operacionais e histórico de acidentes): para cada local, o conjunto de
dados de calibração deve incluir a frequência de acidentes total observada
em um período (período de calibração) e os dados característicos do local
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
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