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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
necessários para a aplicação do método preditivo. O período de calibração
deve corresponder ao período em que será aplicado o método preditivo,
não sendo superior a três anos e tendo duração múltipla de 12 meses para
evitar efeitos sazonais. No Apêndice A do HSM são listadas as caracterís-
ticas locais necessárias para aplicação do método preditivo para cada tipo
de elemento viário.
(4) Aplicação do método preditivo: estimar a frequência de acidentes esperada
em cada local durante o período de calibração. O método preditivo deve ser
aplicado sem realizar as etapas do método Empírico de Bayes e assumindo
um fator de calibração igual a 1,00, para o período de calibração selecionado.
(5) Cálculo do Fator de Calibração: obtido pela razão entre a frequência obser-
vada de acidentes e a frequência esperada de acidentes (método preditivo)
em um mesmo grupo de elementos viários e durante o mesmo período,
conforme a Equação 15.4.
Eq. 15.4
Assim, quando as frequências observadas e estimadas de acidentes são iguais, o
Fator de Calibração assume o valor 1,00. Se a região for menos favorável, do ponto de
vista da segurança, o Fator de Calibração resulta maior que 1,00. Se for mais favorável,
o Fator de Calibração resulta menor que 1,00.
O HSM recomenda que novos Fatores de Calibração sejam obtidos pelo menos a
cada dois ou três anos e que, para avaliações de projetos futuros, seja utilizado o Fator
de Calibração disponível para o período mais recente.
15.2.6 Método Empírico de Bayes
Um refinamento dos resultados obtidos com o emprego de Funções de Desempenho
de Segurança, Fatores de Modificação de Acidentes e Fatores de Calibração pode ser
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
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