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CAPÍTUL O 1 5 – MODEL O P AR A PREVIS Ã O DE A CIDENTE S
realizado mediante a aplicação do método Empírico de Bayes (EB) , que permite com-
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binar os acidentes observados e a frequência estimada de acidentes, com o intuito de
compensar o potencial viés da regressão para a média .
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Sabe-se que flutuações na frequência de acidentes são esperadas ao longo dos
anos em uma via e os valores variam aleatoriamente em torno de um valor médio para
um determinado período. Essa variação natural pode ser confundida como consequên-
cia de um projeto implantado, sendo o método EB uma importante ferramenta para
auxiliar na compensação desse viés. Além disso, o método EB também pode ajudar na
compensação do viés causado pela dependência entre diferentes CMFs [3], proporcio-
nando, a partir destas compensações, uma maior consistência estatística na estimati-
va de acidentes do modelo preditivo.
O manual norte-americano recomenda que seja utilizado um histórico de acidentes
com um período mínimo de dois anos e que, no período de análise, as características
geométricas e operacionais da via tenham sido mantidas [2]. Assim, o método EB não
pode ser aplicado em três situações: (i) nos casos em que não há dados de acidentes
disponíveis; (ii) em projetos nos quais um novo alinhamento for desenvolvido — para
uma proporção substancial do trecho analisado; ou (iii) em interseções nas quais o nú-
mero de aproximações ou tipo de controle de tráfego for alterado no período de análise.
A aplicação do método EB pode ser realizada em cada elemento viário individual
ou em um conjunto de elementos, sendo os melhores resultados obtidos com os da-
dos desagregados para cada elemento que compõe a rede viária. Atualmente, com o
georreferenciamento de dados de acidentes, a aplicação do método EB em elementos
viários individuais tem se tornado cada vez mais fácil.
Nos casos de aplicação do método EB em cada elemento viário (ver Etapa 13 defi-
nida no item “15.3 — Procedimento para aplicação do método preditivo”), os acidentes
observados devem ser atribuídos a cada segmento homogêneo ou interseção, confor-
me as recomendações apresentadas no item “15.2.2 — Elementos viários”.
12 Mais informações sobre a aplicação e etapas do método EB podem ser encontradas no HSM [3]
e nas publicações de Hauer [6], [7] (destacadas no próprio manual norte-americano).
13 O conceito de regressão para média é explicado no “Capítulo 5 — Uso e tratamento de dados de
acidentes”.
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