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CAPÍTUL O   1 5   –   MODEL O   P AR A   PREVIS Ã O   DE   A CIDENTE S




                  realizado mediante a aplicação do método Empírico de Bayes (EB) , que permite com-
                                                                                   12
                  binar os acidentes observados e a frequência estimada de acidentes, com o intuito de
                  compensar o potencial viés da regressão para a média .
                                                                       13
                       Sabe-se que flutuações na frequência de acidentes são esperadas ao longo dos

                  anos em uma via e os valores variam aleatoriamente em torno de um valor médio para
                  um determinado período. Essa variação natural pode ser confundida como consequên-
                  cia de um projeto implantado, sendo o método EB uma importante ferramenta para

                  auxiliar na compensação desse viés. Além disso, o método EB também pode ajudar na
                  compensação do viés causado pela dependência entre diferentes CMFs [3], proporcio-
                  nando, a partir destas compensações, uma maior consistência estatística na estimati-
                  va de acidentes do modelo preditivo.


                       O manual norte-americano recomenda que seja utilizado um histórico de acidentes
                  com um período mínimo de dois anos e que, no período de análise, as características
                  geométricas e operacionais da via tenham sido mantidas [2]. Assim, o método EB não
                  pode ser aplicado em três situações: (i) nos casos em que não há dados de acidentes

                  disponíveis; (ii) em projetos nos quais um novo alinhamento for desenvolvido — para
                  uma proporção substancial do trecho analisado; ou (iii) em interseções nas quais o nú-
                  mero de aproximações ou tipo de controle de tráfego for alterado no período de análise.

                       A aplicação do método EB pode ser realizada em cada elemento viário individual

                  ou em um conjunto de elementos, sendo os melhores resultados obtidos com os da-
                  dos desagregados para cada elemento que compõe a rede viária. Atualmente, com o
                  georreferenciamento de dados de acidentes, a aplicação do método EB em elementos
                  viários individuais tem se tornado cada vez mais fácil.


                       Nos casos de aplicação do método EB em cada elemento viário (ver Etapa 13 defi-
                  nida no item “15.3 — Procedimento para aplicação do método preditivo”), os acidentes
                  observados devem ser atribuídos a cada segmento homogêneo ou interseção, confor-

                  me as recomendações apresentadas no item “15.2.2 — Elementos viários”.





                  12   Mais informações sobre a aplicação e etapas do método EB podem ser encontradas no HSM [3]
                     e nas publicações de Hauer [6], [7] (destacadas no próprio manual norte-americano).
                  13   O conceito de regressão para média é explicado no “Capítulo 5 — Uso e tratamento de dados de
                     acidentes”.


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                                                                                               VIÁRIA
                                                                          MANU
                                                                               AL
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