Page 529 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 529

CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A





                   Fatores de risco    Contramedidas possíveis                            Efetividade
                                                                                          potencial

                                       Atenuação de taludes de corte e aterro, para
                                       enquadramento como recuperáveis e atravessáveis,
                                       e redesenhar os obstáculos físicos (como os        Moderada [1]
                                       dispositivos de drenagem), para que possam ser
                                       atravessados de maneira segura.

                                       Utilizar suportes que não constituam obstáculos
                                       fixos, ou seja, feitos de materiais menos rígidos e que   Sem
                                       possam minimizar o impacto, diminuindo a severidade   informações
                   Ausência de Zona    do acidente.
                   Livre adequada
                                       Implantação de dispositivos de contenção viária
                                       (barreiras e defensas) para proteção dos usuários
                                       em relação a obstáculos fixos, dispositivos de
                                       drenagem não traspassáveis e taludes críticos. Para   Alta [3]
                                       a implantação dos dispositivos deve ser seguida a
                                       “Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de
                                       Segurança — IP-DE-L00/003” do DER/SP ou, na sua
                                       ausência, a NBR 15.486.


                                      Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]


                  17.2.3 Colisão traseira



                  Colisões traseiras são acidentes frequentes na malha rodoviária paulista e apresentam
                  alta severidade. Como já citado no início deste capítulo, dados da Polícia Rodoviária do
                  Estado de São Paulo indicam que esses acidentes foram responsáveis por 19% do total
                  de ocorrências e 16% dos acidentes com vítimas fatais, entre 2017 e 2021.


                       Em geral, colisões traseiras estão associadas a três situações: (i) engavetamentos,
                  (ii) colisões com veículos parados ou veículos lentos à frente; e (iii) colisões em aproxi-
                  mações de interseções. Engavetamentos (i) são acidentes com grande potencial de se-

                  veridade, sobretudo quando envolvem a colisão de veículos pesados com automóveis.
                  Em geral, ocorrem quando há uma restrição da capacidade de tráfego, ocasionada por
                  condições climáticas adversas, pontos de fiscalização ou pedágios, obras e serviços de
                  manutenção, acidentes anteriores ou ondas de congestionamento.


                       Colisões  com  veículos  parados  (ii)  ocorrem  geralmente  em  casos  de  problemas
                  mecânicos e de serviços de manutenção na via, que resultam em veículos parados na




          528
          528
                     MANU  AL  DE  SE  GUR ANÇA  VIÁRIA
                     MANU AL  DE  SE GUR ANÇA  VIÁRIA
          DER  / SP
          DER / SP
   524   525   526   527   528   529   530   531   532   533   534