Page 529 - Manual_de_Seguranca_Viaria
P. 529
CAPÍTUL O 1 7 – Pr O b L em A s TÍP i C O s em r O d O vi A s d A m AL h A P A UL is T A
Fatores de risco Contramedidas possíveis Efetividade
potencial
Atenuação de taludes de corte e aterro, para
enquadramento como recuperáveis e atravessáveis,
e redesenhar os obstáculos físicos (como os Moderada [1]
dispositivos de drenagem), para que possam ser
atravessados de maneira segura.
Utilizar suportes que não constituam obstáculos
fixos, ou seja, feitos de materiais menos rígidos e que Sem
possam minimizar o impacto, diminuindo a severidade informações
Ausência de Zona do acidente.
Livre adequada
Implantação de dispositivos de contenção viária
(barreiras e defensas) para proteção dos usuários
em relação a obstáculos fixos, dispositivos de
drenagem não traspassáveis e taludes críticos. Para Alta [3]
a implantação dos dispositivos deve ser seguida a
“Instrução de Projeto: Projeto de Dispositivos de
Segurança — IP-DE-L00/003” do DER/SP ou, na sua
ausência, a NBR 15.486.
Fonte: elaborado pelo autor com base em [1], [2], [3]
17.2.3 Colisão traseira
Colisões traseiras são acidentes frequentes na malha rodoviária paulista e apresentam
alta severidade. Como já citado no início deste capítulo, dados da Polícia Rodoviária do
Estado de São Paulo indicam que esses acidentes foram responsáveis por 19% do total
de ocorrências e 16% dos acidentes com vítimas fatais, entre 2017 e 2021.
Em geral, colisões traseiras estão associadas a três situações: (i) engavetamentos,
(ii) colisões com veículos parados ou veículos lentos à frente; e (iii) colisões em aproxi-
mações de interseções. Engavetamentos (i) são acidentes com grande potencial de se-
veridade, sobretudo quando envolvem a colisão de veículos pesados com automóveis.
Em geral, ocorrem quando há uma restrição da capacidade de tráfego, ocasionada por
condições climáticas adversas, pontos de fiscalização ou pedágios, obras e serviços de
manutenção, acidentes anteriores ou ondas de congestionamento.
Colisões com veículos parados (ii) ocorrem geralmente em casos de problemas
mecânicos e de serviços de manutenção na via, que resultam em veículos parados na
528
528
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP
DER / SP