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CAPÍTUL O   1 7   –     Pr O b L em A s   TÍP i C O s   em   r O d O vi A s   d A   m AL h A   P A UL is T A




                  pista. Colisões com veículos lentos à frente (ii), por sua vez, são mais comuns na pre-
                  sença de veículos pesados, os quais desenvolvem velocidades de tráfego mais baixas
                  que veículos leves. Assim como em engavetamentos, colisões com veículos parados ou

                  com veículos lentos à frente podem apresentar alta severidade em razão das velocida-
                  des operacionais da rodovia e da diferença de massa e energia dos veículos envolvidos.

                       Finalmente, os acidentes em aproximações de interseções (iii) costumam apre-
                  sentar baixa severidade e ocorrem quando o veículo da frente interrompe abruptamen-

                  te um movimento de acesso a uma faixa de tráfego, como em faixas de aceleração
                  ou aproximações de rotatórias, por exemplo. Em casos dessa natureza, o condutor do
                  veículo que colide não está em contato visual com o veículo situado à sua frente, mas
                  avaliando intervalos na corrente de tráfego para decidir sobre seu acesso à via.


                       Fatores típicos que podem aumentar o risco de colisão traseira incluem [1]:

                           •  velocidade inapropriada às condições de operação da via;

                           •  grande diferencial de velocidade entre veículos;
                           •  fluxo de tráfego instável em rodovias de alta velocidade (por exemplo, para-
                             das repentinas durante períodos de maior movimento);

                           •  configuração insatisfatória de interseções e seções de entrelaçamento;

                           •  interseção inesperada ou fila de veículos em decorrência de uma onda de
                             congestionamento;
                           •  atividades de manutenção e de serviços de atendimento ao usuário na

                             rodovia;
                           •  fadiga do  condutor e falta de  atenção (por empenho em outras tarefas,

                             como uso do celular);
                           •  comprometimento das capacidades do condutor pelo uso de álcool/drogas/
                             medicação;

                           •  condições inadequadas de manutenção de pneus, luzes e freios do veículo.



                       O Quadro 17.4 apresenta os principais fatores de risco associados à via e as possí-

                  veis contramedidas para reduzir a ocorrência de colisões traseiras, além de apresentar
                  as efetividades potenciais de cada contramedida na redução de acidentes.





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                                                                                          ANÇA
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                                                                          MANU
                                                                               AL
                                                                                    SE
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