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CAPÍTUL O   0 6   –   Dire T rize s   P A r A   P r O je T O   se g U r O   D e   r ODO vi A s




                     BOX 3    SOFTWARE IHSDM


                       i     O software Interactive Highway Safety Design Model (IHSDM)  é um produto
                                                                                       11
                             do Safety Research and Development Program da Federal Highway Administration
                             (FHWA) com ferramentas que permitem a análise da segurança e operação de
                             rodovias de pista simples, incluindo um módulo de consistência geométrica.
                             A partir de dados vinculados a características geométricas, o software simula
                             um padrão de utilização da via, sendo possível avaliar o projeto geométrico
                             antes da sua implantação.

                                O IHSDM também pode ser utilizado na análise de rodovias existentes,
                             identificando pontos críticos e avaliando projetos alternativos. Para rodovias
                             já implantadas o software permite a inclusão de dados adicionais, como o Vo-
                             lume Diário Médio (VDM) e dados de acidentes, de forma a calibrar o modelo
                             e refinar as estimativas [19].





                       O conceito de legibilidade, por sua vez, refere-se a projetos geométricos de fácil
                  leitura e entendimento, especialmente com relação à compreensão de dispositivos de

                  acesso e entroncamentos. Assim, evita-se surpreender os motoristas com elementos
                  desconhecidos capazes de gerar indecisões ou erros que podem levar à ocorrência de
                  acidentes. A legibilidade é de suma importância para que os usuários possam ler, com-
                  preender e reagir às informações fornecidas pela via em tempo hábil.


                       Em situações onde a quebra de expectativa é inevitável, ou seja, em trechos que
                  exigem comportamento diferenciado dos motoristas (como em acessos e saídas lo-
                  calizados antes ou depois de viadutos), é necessário que as informações presentes na

                  via sejam capazes de alertar os usuários do que está por vir e auxiliá-los na decisão do
                  trajeto a seguir. Dessa forma, as informações devem ser fornecidas antecipadamente e
                  repetidamente, garantindo que os usuários saibam quais são os elementos desconhe-
                  cidos ou inesperados presentes adiante.


                       A Figura 6.2 exemplifica uma situação que pode facilmente confundir os moto-
                  ristas por não apresentar legibilidade adequada: a saída à direita tende a ser lida pelo


                  11   O software IHSDM é gratuito e está disponível para download em https://highways.dot.gov/re-
                     search/safety/interactive-highway-safety-design-model/software-download-install. Acesso
                     em: 07 jun. 2023.

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