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CAPÍTUL O 0 6 – Dire T rize s P A r A P r O je T O se g U r O D e r ODO vi A s
condutor, sobretudo em situações climáticas desfavoráveis, como a continuação do
traçado da rodovia, e não um acesso.
Figura 6.2: Condição na rodovia que pode confundir os usuários
Fonte: elaborado pelo autor com base em [15]
A consistência e a legibilidade estão relacionadas a um terceiro conceito impor-
tante para a Segurança Viária: as rodovias autoexplicativas (self-explaining roads, em
inglês). Esse conceito é fundamentado na percepção que os motoristas têm da rodovia
e no modo como essa percepção influencia seu comportamento.
Assim, rodovias autoexplicativas devem ser projetadas para que os usuários se-
jam capazes de perceber rapidamente em que tipo de via estão trafegando e saibam
instintivamente como se comportar [20]. Em outras palavras, rodovias de classes se-
melhantes devem ser consistentes entre si e rodovias de diferentes classes devem ser
distintas. O uso de elementos de projeto uniformes e compatíveis com cada classe, as-
sim como o uso de sinalização e marcações claramente perceptíveis, contribui para es-
clarecer para os condutores quais comportamentos são esperados em cada tipo de via.
Além disso, o projeto da rodovia deve ser capaz de influenciar o comportamento
dos motoristas implícita ou inconscientemente [21], induzindo, por exemplo, à escolha
de uma velocidade de tráfego segura, adequada às características da via. É necessário,
portanto, entender quais características de projeto levam os usuários a agir de acordo
com o que se espera.
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MANU AL DE SE GUR ANÇA VIÁRIA
DER / SP