O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), realizou nesta terça-feira (26) visita técnica ao Aquático-SP, primeiro sistema de transporte público hidroviário da capital paulista.
Liderada pelo presidente do departamento, Sergio Codelo, a comitiva, formada por diretores e coordenadores regionais, foi recebida no Terminal Parque Mar Paulista por representantes da SPTrans, sob a liderança da comandante-chefe de navegação, Vanderlea Rochumback, o gerente do sistema hidroviário, José Reis, e o coordenador de operação do transporte aquático da cidade de São Paulo, Osmar Simões.
Na sequência, o grupo usou uma das embarcações para conhecer o trajeto operado pela Aquático-SP na represa Billings, na zona Sul de São Paulo.Durante o percurso, os participantes puderam conhecer de perto a operação assistida do serviço, que atualmente liga os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista, com embarcações especialmente projetadas para o transporte de passageiros.
Além do trajeto hidroviário, a visita incluiu uma passagem pelo Centro de Controle Operacional do sistema, onde a equipe do DER-SP teve acesso às tecnologias de monitoramento e gestão do modal, que opera todos os dias, das 5h às 21h.
"O Aquático-SP representa um avanço significativo na mobilidade urbana da capital, ao aliar eficiência, sustentabilidade e integração entre modais.Ver esse sistema em pleno funcionamento nos mostra que é possível inovar com responsabilidade ambiental e foco na qualidade de vida da população", disse o presidente do DER-SP, Sergio Codelo.
O Aquático-SP integra ônibus, metrô e embarcações, oferecendo uma alternativa de mobilidade urbana rápida e sustentável.A primeira fase do projeto, em regime de operação assistida, segue com gratuidade no transporte, mediante a apresentação do Bilhete Único nos validadores dos terminais hidroviários.
Segundo a SPTrans, o sistema já realizou mais de 33 mil viagens e transportou mais de 693 mil passageiros, desde o lançamento, em maio de 2024, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento na região.O trajeto, antes de 90 a 120 minutos, por terra, agora pode ser feito em cerca de 20 minutos, usando as embarcações.
A visita técnica do DER-SP reforça o interesse em iniciativas inovadoras de mobilidade urbana, as quais podem inspirar novos projetos em outras regiões com potencial hidroviário.