OUVIDORIA
As Ouvidorias do Governo do Estado de São Paulo integram uma rede de atendimento ao cidadão,
que compartilham e trocam informações, assegurando ao usuário de serviços públicos que suas
manifestações serão recebidas e encaminhadas com autonomia e transparência. É um instrumento
de gestão e de garantia da qualidade dos serviços públicos, com a finalidade de repercutir a
voz do cidadão dentro da administração.
Todas as manifestações são registradas na Rede do Sistema de Ouvidorias e encaminhadas ao DER.
A partir daí, inicia-se um processo de gestão de informação, passando por várias fases,
até atingir o objetivo principal: o retorno ao cidadão. A cada semestre é realizada uma análise quantitativa
e qualitativa sobre os dados compilados e apresentados individualmente a cada Unidade do DER.
São as mesmas informações utilizadas para elaboração do relatório semestral, que tem como objetivo auxiliar
na adoção de medidas e tomadas de decisão que visam a melhoria dos serviços públicos.
Com base nessas informações, são analisados os seguintes tópicos:
- • As reincidências em reclamações/denúncias e solicitações de informações sobre determinados serviços prestados pelo órgão. E quais ações foram ou podem ser tomadas para a sua melhoria.
- • As mudanças que o órgão adotou ou planeja adotar com base nos dados das ouvidorias para a melhoria da prestação dos serviços.
- • Sugestões para a melhoria na prestação dos serviços dos órgãos, tanto no que se refere à informação e maneira de atendimento ao cidadão, quanto à qualidade do próprio serviço prestado.
Para encaminhar a sua manifestação à Ouvidoria do DER, clique aqui:
Ouvidora do DER
Avenida do Estado, 777 - 3º andar - Ala B.
São Paulo/SP | CEP.01107-000
Telefone (11)3311-1400 | ramal 1470.
SIC - Serviço de Informações ao Cidadão
A Lei Federal 12.527, de 18 de novembro de 2011, que trata do acesso do cidadão
às informações públicas, e o Decreto Estadual 58.052, de 16 de maio de 2012, que
a regulamenta no Estado de São Paulo, já estão em vigor.
O Serviço de Informações ao Cidadão - SIC é o canal pelo qual é possível solicitar
documentos e dados relativos aos órgãos e entidades da Administração Pública Paulista.
O SIC do DER está disponível para atendimento presencial ao público de segunda a
sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Tel: (11) 3311-1480
E-mail: der@sic.sp.gov.br
Localização: Avenida
do Estado, 777 - Térreo - APC - Ponte Pequena - SP
Responsável: Marluce
Lucila Calmon Rosa
Nas solicitações deverão constar, obrigatoriamente, nome, RG, CPF e endereço do
interessado.