Barra top left

Você está em: Home / Contatos / Ouvidoria
OUVIDORIA
banner ouvidoria

As Ouvidorias do Governo do Estado de São Paulo integram uma rede de atendimento ao cidadão, que compartilham e trocam informações, assegurando ao usuário de serviços públicos que suas manifestações serão recebidas e encaminhadas com autonomia e transparência. É um instrumento de gestão e de garantia da qualidade dos serviços públicos, com a finalidade de repercutir a voz do cidadão dentro da administração.

Todas as manifestações são registradas na Rede do Sistema de Ouvidorias e encaminhadas ao DER. A partir daí, inicia-se um processo de gestão de informação, passando por várias fases, até atingir o objetivo principal: o retorno ao cidadão. A cada semestre é realizada uma análise quantitativa e qualitativa sobre os dados compilados e apresentados individualmente a cada Unidade do DER. São as mesmas informações utilizadas para elaboração do relatório semestral, que tem como objetivo auxiliar na adoção de medidas e tomadas de decisão que visam a melhoria dos serviços públicos.

Com base nessas informações, são analisados os seguintes tópicos:

  • • As reincidências em reclamações/denúncias e solicitações de informações sobre determinados serviços prestados pelo órgão. E quais ações foram ou podem ser tomadas para a sua melhoria.
  • • As mudanças que o órgão adotou ou planeja adotar com base nos dados das ouvidorias para a melhoria da prestação dos serviços.
  • • Sugestões para a melhoria na prestação dos serviços dos órgãos, tanto no que se refere à informação e maneira de atendimento ao cidadão, quanto à qualidade do próprio serviço prestado.

Para encaminhar a sua manifestação à Ouvidoria do DER, clique aqui:


Ouvidora do DER


Avenida do Estado, 777 - 3º andar - Ala B.

São Paulo/SP | CEP.01107-000

Telefones (11) 3311-1471 e (11) 3311-1422



SIC - Serviço de Informações ao Cidadão

A Lei Federal 12.527, de 18 de novembro de 2011, que trata do acesso do cidadão às informações públicas, e o Decreto Estadual 58.052, de 16 de maio de 2012, que a regulamenta no Estado de São Paulo, já estão em vigor.

O Serviço de Informações ao Cidadão - SIC é o canal pelo qual é possível solicitar documentos e dados relativos aos órgãos e entidades da Administração Pública Paulista.

O SIC do DER está disponível para atendimento presencial ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Icone FoneTel: (11) 3311-1463

Icone FoneE-mail: der@sic.sp.gov.br

Icone FoneLocalização: Avenida do Estado, 777 - Térreo - APC - Ponte Pequena - SP

Icone FoneResponsável: Marluce Lucila Calmon Rosa

Nas solicitações deverão constar, obrigatoriamente, nome, RG, CPF e endereço do interessado.

Governo do Estado de SPs

Topo