OPERAÇÃO BARRETOS 2019
28/08/2019
REGISTRA QUEDA DE 30% NOS ACIDENTES SEM VÍTIMAS

A Operação Barretos 2019, ação conjunta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Polícia Militar Rodoviária Estadual, registra queda de 30% nos acidentes sem vítimas entre os dias 15 e 25 de agosto.

Nesse período, foram sete acidentes neste ano contra 10 em 2018 nas rodovias estaduais na região.

Não foram registrados acidentes com vítimas fatais. O DER registrou aumento de 59% nos atendimentos prestados aos usuários das rodovias estaduais de acesso ao Parque Peão Barretos.

O dado reflete o comprometimento do Governo do Estado na implementação de estratégias eficazes que aumentem o conforto e segurança dos usuários nos deslocamentos pelo modal rodoviário, seja em viagens de turismo pelo Estado ou no escoamento logístico da produção industrial e agrícola. Em números brutos, em 2019, foram prestados 966 atendimentos variados, entre guincho, socorro mecânico ou remoção de obstáculos, nas seis rodovias que integraram o esquema operacional.

Em 2018, foram 608 atendimentos. Rodovias que integraram a Operação Barretos 2019 - Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP 326), o trecho atende ao municipio de Barretos; - Rodovia Prefeito Fábio Talarico (SP 345), trecho no município de Guaíra - Rodovia Willian Amim (SP 385), trecho no município de Miguelópolis - Rodovia Norival Pereira Mattos (SP 413), trecho no município de Miguelópolis - Rodovia Assis Chateaubriand (SP 425), trecho nos municípios de Miguelópolis, Guaíra e Barretos Ações operacionais - Além dos atendimentos aos usuários das rodovias de forma ininterrupta, foram realizadas inspeções de tráfego no intuito de minimizar os impactos do elevado fluxo de veículos e, consequentemente, aumentar a segurança do trânsito. Para tanto, o esquema operacional realizado em Barretos pelo DER ganhou incremento de 54,5% no efetivo de veículos diretamente envolvidos na Operação.

Foram disponibilizados aos motoristas, durante 24 horas por dia, 17 veículos operacionais, entre quatro caminhonetes de inspeção, três guinchos leves, um guincho pesado e três veículos de apoio, no ano passado, eram 11 veículos. Durante a 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o DER transmitiu vídeos de sua campanha de segurança viária contra a ingestão de bebidas alcóolicas pelos motoristas.

Todas estas ações somadas à fiscalização efetiva da Polícia Militar Rodoviária resultaram na queda de 30% nos acidentes sem vítimas. A Polícia Militar Rodoviária realizou a fiscalização de embriaguez ao volante com 1.808 motoristas, destes 60 foram flagrados dirigindo sobre o efeito de álcool.