SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES ENCERRA A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO COM RESULTADO POSITIVO DAS AÇÕES REALIZADAS
26/09/2019
As pessoas que ainda não participaram, poderão realizar as atividades educativas até o dia 4/10.

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes comemora neste Dia Nacional do Trânsito o resultado positivo obtido em todas as ações educativas realizadas, desde quarta-feira passada (18/09), em diversas cidades do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) e da Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (ARTESP).

Ao todo 1.172 pessoas participaram das atividades que integraram as mais de mil ações promovidas ou apoiadas pelo Governo do Estado na Semana Nacional do Trânsito. A campanha de conscientização realizada com os Óculos Simuladores de Embriaguez foi de extrema importância para a Semana Nacional do Trânsito, atingindo 319 pessoas que participaram das atividades realizadas entre os dias 21 e 25 de setembro nas cidades de Holambra (durante a Expoflora), Campinas, Suzano e São Paulo, nas estações do Metrô, CPTM e EMTU. O sucesso foi tamanho que a Secretaria de Logística e Transportes e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, por meio do DER, Metrô, CPTM e EMTU estenderam a realização da ação para a primeira semana de outubro.

Assim, as pessoas que ainda não participaram, poderão realizar as atividades educativas até o dia 4/10.
Agenda Óculos Simulador de Embriaguez.
26/09 Metrô Itaquera, das 10 às 16h.
27/09 Estação da CPTM Pinheiros, das 10h às 16h.
30/09 Estação Osasco da EMTU, das 10h às 16h.
01/10 Estação da CPTM Barra Funda, das 10h às 16h.
02/10 Metrô República, das 10h às 16h.
03/10 Estação da CPTM Tatuapé, das 10h às 16h.
04/05 Metrô Brás, das 10h às 16h.
As ações do DER na Escola, projeto educativo que tem como público alvo crianças, moradoras de bairros circundados por rodovias, entre o 2º ao 6º ano do ensino fundamental, estiveram em quatro instituições de ensino nas cidades de Mirassol e Fernandópolis, na Região de São José do Rio Preto, e uma instituição no município de Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê nos dias 17, 18 e 19 de setembro.

Ao todo 853 crianças participaram das atividades, que consistiram em palestra educativa, apresentação de vídeo sobre a temática de segurança viária, teatro e jogos de tabuleiro ou digitais.
Blitz Olho Vivo.
A ARTESP realizou uma série de operações especiais de fiscalização nos terminais rodoviários da cidade de São Paulo como parte da agenda de ações da Semana Nacional de Trânsito, que se estende até hoje (25).

Durante a ?Blitz Olho Vivo?, os agentes fiscalizaram, entre os dias 18 e 20 de setembro, 307 veículos de linhas rodoviárias intermunicipais, o que resultou em 92 notificações e autuações, a 17 empresas, por apresentarem irregularidades.

A operação especial recebeu reforço de equipe fiscal da ARTESP e visa melhorar as condições de conforto e segurança nas linhas rodoviárias estaduais que partem dos Terminais da Barra Funda, do Jabaquara e do Tietê. No Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto, os agentes fiscalizaram 74 veículos de linhas intermunicipais o que resultou em 52 notificações e autuações a sete empresas por apresentarem irregularidades.

Ao todo, 16 ônibus foram recolhidos, sendo 15 da Viação São Bento e um da Expresso Itamarati. No Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) uma fiscalização, com foco na coibição ao transporte clandestino de passageiros, também foi realizada em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Foram vistoriados 38 veículos que saíram de São Paulo com destino a Baixada Santista.

Desse total, 8 veículos foram apreendidos por não possuir cadastrado e autorização para transporte de passageiros junto à Agência Reguladora.

A quantidade de veículos clandestinos apreendidos pela ARTESP vem crescendo em todo o Estado.

Em 2018 foi registrado aumento de 96% em relação a 2015.

Foram 1.586 apreensões em 2018; 840 em 2017; 823 em 2016 e 809 veículos em 2015.

As operações visam garantir segurança e conforto nas viagens que atendem 9,9 milhões de passageiros por mês.
Fonte: Assessoria de Imprensa.