GOVERNO DE SÃO PAULO ENTREGA OBRAS DE MODERNIZAÇÃO DA RODOVIA ÍNDIO TIBIRIÇÁ (SP-031)
05/10/2020
Ligação entre as regiões do Alto Tietê e ABC Paulista

São Paulo, 4 de outubro de 2020 - O Governador João Doria entregou, neste sábado (3), as obras de modernização da rodovia Índio Tibiriçá (SP-031), importante ligação entre as regiões do Alto Tietê e ABC Paulista.

Por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foram investidos R$ 19 milhões no empreendimento.

As intervenções beneficiam 1,9 milhão de habitantes do entorno e mais de 16 mil motoristas que utilizam a via diariamente. Feliz em poder entregar a SP-031, a rodovia Índio Tibiriçá, ligação entre o Grande ABC e o Alto Tietê.

Agora, com nova sinalização, nova pista, condições de segurança adequadas, destacou o Governador.

- São Paulo não parou durante todo esse período de pandemia.

Todas as obras em São Paulo prosseguiram, não houve uma obra que foi interrompida -, completou Doria, que esteve no município de Suzano, região do Alto Tietê, para entrega da obra. A Índio Tibiriçá recebeu obras para recuperação da pista, com aplicação de microrevestimento, em uma extensão total de 37,2 quilômetros ao longo de quatro municípios.

O projeto também inclui nova sinalização, com tachões refletivos, e equipamentos de segurança como defensas e muretas de concreto. Foram construídas ainda três rotatórias, nos km 58,5, km 59,8 e km 60,8, e em todos estes pontos há acesso a bairros de Suzano.

Com os novos dispositivos, haverá uma melhor organização do tráfego local, gerando segurança tanto aos motoristas que seguem pela rodovia ou pelas ruas municipais. Entre o km 58,4 e o km 62,2 a pista foi dividida, sendo mantido um sentido para cada lado.

As medidas vão garantir mais fluidez ao tráfego e diminuir os riscos de acidentes em conversões proibidas. A Secretária Executiva de Logística e Transportes, Priscila Ungaretti, destacou a importância do investimento para a região.

Mesmo diante da pandemia, as obras seguiram em ritmo acelerado.

A pista foi modernizada nesta extensão da SP-031 que passa pelas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Suzano.

As melhorias beneficiam a população em geral e o principal modal de escoamento e abastecimento de produtos e insumos, sobretudo com mais segurança a todos, concluiu. A entrega das obras também foi acompanhada pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Fim dos alagamentos No trecho do km 68, localizado no município de Suzano, a pista foi alteada, o que evitará alagamentos e interrupções do tráfego em dias de fortes chuvas.

Os serviços para modernização da SP-031 foram iniciados em junho de 2019 e concluídos na última sexta-feira (25/9).

Secretaria de Logística e Transportes
(11) 3702-8112 / 8110