Governo de SP anuncia mais R$ 788 milhões para obras de melhorias em vicinais de todo o Estado
01/02/2022
As novas obras estão contempladas na fase 8 do programa Novas Estradas Vicinais - programa do Governo Paulista que já beneficiou 626 rodovias municipais

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (31), mais R$ 788 milhões para a próxima fase do programa Novas Estradas Vicinais. Esta etapa, que já é a oitava, vai beneficiar 80 vias, por meio do DER, com um total de 822 quilômetros de extensão.

Os recursos serão destinados à pavimentação das estradas, recuperação funcional e modernização das vias municipais. "Este programa de estradas soma 641 obras, em 6 mil quilômetros de vicinais, que vão gerar mais de 40 mil empregos entre vagas diretas e indiretas. Essas obras tem um impacto enorme na população e na economia de todas as regiões neste momento de retomada, além de proporcionar melhores condições para o escoamento da produção agroindustrial dos municípios", afirmou o vice-governador, Rodrigo Garcia.

"Não há nenhuma região do Estado em que nós não tenhamos obras programadas, sendo que a maior parte delas já está iniciada. Vamos entregá-las com a maior agilidade possível e faremos isso com o auxílio direto dos municípios, que nos ajudam na fiscalização", ressaltou o Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Com essa nova etapa, o programa coordenado pelo DER soma investimentos de R$ 6,9 bilhões, o que corresponde a 626 obras em aproximadamente 6 mil kms de estradas, gerando mais de 40 mil empregos, entre vagas diretas e indiretas.

O investimento previsto faz parte do programa Pró SP, um amplo pacote de obras estruturantes do Governo do Estado para auxiliar na retomada do crescimento econômico, oferta de emprego e geração de renda em 2021 e 2022. A iniciativa prevê recursos que totalizam R$ 50 bilhões para obras nas áreas de infraestrutura, transportes, educação e saneamento.

Importância das vicinais

Essenciais para o escoamento da produção agrícola, as estradas vicinais movimentam as economias regionais. Elas também permitem o deslocamento da população de cidades menores a grandes centros urbanos, garantindo acesso a serviços mais amplos de saúde e educação oferecidos em polos regionais.

"Essa nova etapa do programa dá continuidade ao enorme trabalho que está sendo realizado nas rodovias de todo estado de São Paulo. São centenas de obras de infraestrutura em andamento, que geram emprego, criam renda e beneficiam toda a população", afirmou Edson Caram.

Parceria técnica

Um estudo técnico do DER, realizado em conjunto com as Prefeituras a partir de 2019, identificou os principais gargalos para o desenvolvimento do projeto. A partir desse levantamento, as vicinais foram divididas em categorias: estradas que ligam polos geradores de produtos (como fazendas) e serviços (empresas) e rodovias estaduais, além das vias que dão acesso a municípios vizinhos.