Maio Amarelo: DER faz campanha em rodovias, escolas e parques de SP
03/05/2022
Com atividades como o DER na Escola e o Escape Room, o Maio Amarelo foca no tema ?Respeito?

São Paulo, 3 de maio de 2022 - O Departamento de Estradas de Rodagem, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, dá início à campanha do Maio Amarelo no Estado de São Paulo.

O mês marca ações em várias partes do mundo, e o DER reforça o slogan nacional "Juntos Salvamos Vida", adotando o "Respeito" como tema para incentivar as boas práticas no trânsito.
A campanha contempla ações online, além de eventos presenciais em parques, com o Scape Room, e o DER na escola.

"Buscamos a conscientização da população para diminuir cada vez mais o número de acidentes no trânsito.

Ter uma atitude responsável faz toda a diferença e pode salvar uma vida", destaca João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.
A campanha também será veiculada em sites e canais de mídias sociais do Governo de São Paulo, da SLT e do DER.
DER NA ESCOLA - O Projeto estará nas escolas entre os dias 3 e 19 de maio.
O objetivo é despertar nas crianças em idade escolar, moradoras de bairros próximos às rodovias estaduais, boas condutas com relação à segurança viária, transformando-as em multiplicadoras sobre educação no trânsito.

As atividades são abertas com uma palestra educativa, seguida da apresentação de um vídeo que aborda os temas propostos.

Após esta fase, as crianças passam a interagir participando de um esquete teatral.

Em todas as etapas da brincadeira, os estudantes recebem informações sobre as normas e medidas de segurança que são vitais no trânsito, tanto para pedestres quando para motoristas. São realizadas também atividades lúdicas focadas no tema do projeto como jogos - de tabuleiro - oficina de desenho, debates e rodas de conversa, na qual os participantes expressam o que aprenderam ao longo das atividades.

ESCAPE ROOM - A ação ocorre entre os dias 7 e 28 de maio.

O Escape Room é uma ação lúdica e interativa usada para compartilhar informações e conhecimento por meio de uma experiência imersiva e divertida.

A atividade é ligada a temas que envolvem a segurança no trânsito: direção sob influência do álcool, uso do celular ao volante, travessia fora da faixa de pedestre, entre outros.
Calendário Scape Room:

Parque Roberto Burle Marx
Av.Olivo Gomes, 100 - São José dos Campos
03/05 - Das 09:30h às 12h

Parque Villa Lobos
Av.Prof.Fonseca Rodrigues, 1365 - São Paulo
07 E 8/05 - Das 11h às 16h

Parque Ecológico do Tietê
Rod.Parque, 8055 - São Paulo
14 E 15/05 - Das 11h às 16h
21 E 22/05 - Das 11h às 16h

Parque da Cidade
Av.Emílio Chechinato, 706 - Itupeva
25/05 - Das 18h ás 22h

Prefeitura de Valinhos
Rua Antônio Carlos, 301 - Valinhos
28/05 - Das 10h ás 14h

Sobre o tema: No trânsito, podemos dividir o respeito em quatro esferas que contribuirão para que haja menos acidentes e com isso, menos vítimas. 1.Respeito às Leis de Trânsito
As Leis de Trânsito regulamentam e organizam as regras e condutas para que o trânsito seja confortável e seguro para todos.

O Código de Trânsito Brasileiro ? CTB, foi estabelecido para regulamentar essas leis, sejam elas de sinalização ou educação. 2.

Respeito intermodal
O trânsito é composto pelos seus diferentes modais, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas (automóveis, caminhões, ônibus, etc.) entre outros.

Para que haja segurança, deve haver necessariamente, a compreensão dos limites e fragilidades de cada um dos modais. 3.

Respeito ao ser humano
No trânsito, a segurança é também garantida se há um comportamento de respeito através das atitudes.

Dirigir com calma, paciência, generosidade gera um ciclo de gentileza criando um ambiente propício para a redução de acidentes.

Seja reduzindo a velocidade para uma travessia de pedestre ou oferecendo para ser o "motorista da rodada" em um ciclo de amigos. 4.

Respeito ao meio-ambiente
Podemos destacar aqui três grandes itens que compõem a questão ambiental versus a segurança no trânsito: lixo nas rodovias, queimadas e animais.

Ao jogar lixos e dejetos nas rodovias, compromete-se ambos os fatores - o meio ambiente e a segurança dos que trafegam na via.

As queimadas, em sua grande parte surgem dos lixos e dejetos, como bitucas de cigarro.

Em áreas de animais silvestres ou os animais abandonados nas vias também comprometem a segurança dos motoristas e prejudicam o ecossistema. A segurança viária é uma das prioridades do Governo de São Paulo.

Por meio do programa Respeito à Vida (www.respeitoavida.sp.gov.br), mobiliza dez secretarias de Estado, Prefeituras e sociedade civil para a realização de projetos com foco na redução de fatalidades de trânsito.

Uma das inovações é o Infosiga SP, primeiro sistema do Brasil a publicar mensalmente estatísticas sobre acidentes no Estado.

As informações são a base para quase 9 mil projetos em andamento que incluem obras em vias urbanas e rodovias, além de ações educativas e de fiscalização.