DER conclui o reflorestamento de 150 hectares de mata em áreas degradadas no Estado de São Paulo
03/06/2022
Em 4 anos, foram plantadas 300 mil mudas nativas em uma área equivalente a 150 campos de futebol em Guaraçaí e Pindamonhangaba

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) concluiu a restauração de 150 hectares de mata nos municípios de Guaraçaí e Pindamonhangaba, nos últimos quatro anos.

Nesse período, foram plantadas 300 mil mudas nativas, como ipês, aroeiras, angicos, ingás, jatobá e jequitibá, em uma área equivalente a 150 campos de futebol.

No dia 05 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o DER reforça seu compromisso com a preservação ambiental ao longo dos mais de 14 mil quilômetros de rodovias, administrados pelo órgão.

O DER investiu, nesse período, R$ 2,6 milhões em serviços de reflorestamento, que compreendem: preparo do solo, plantio de mudas e manutenção.

"Nós tomamos todas as precauções para que nossas atividades de conservação e obras de infraestrutura causem menores alterações ao meio ambiente.

Para isso, o DER realiza compensações através da restauração de áreas degradadas com o plantio de mudas nativas e manutenção, em áreas prioritárias no estado de São Paulo, como parques e unidades de conservação", explica Edson Caram, superintendente do DER.

O processo de restauração contribui na transformação de áreas degradadas em áreas com floresta, possibilitando ganhos ambientais de grandes escalas e aumentando o habitat para os animais.

Para ampliar o trabalho na área ambiental, o DER já iniciou um projeto que prevê a restauração de 450 hectares e planeja para 2023 o restauro de mais 250 hectares.