DER EXECUTA OBRAS EM VICINAL QUE LIGA OS MUNICÍPIOS DE MOCOCA E TAMBAÚ
27/03/2023
A recuperação da estrada de 35 quilômetros beneficia alunos de uma escola municipal, os agricultores familiares e pecuaristas

Com 80% das obras concluídas, a vicinal que liga os municípios de Mococa e Tambaú, está prevista para ser entregue até o final deste semestre pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL). São recuperados os 35 quilômetros da vicinal, que concentra o maior trecho em Tambaú, onde recebe o nome de Estrada Municipal Pedro Morrinhos em uma extensão de 28 quilômetros.

Já o trecho de 7 quilômetros localizado em Mococa é denominado Estrada Municipal Cristovam Lima Guedes.

Trata-se de uma estrada de grande importância e fundamental para o desenvolvimento econômico local, pois diversas propriedades rurais ficam no perímetro da vicinal, que é muito utilizada para escoamento das plantações de cana- de-açúcar, soja, milho, citrus e dos hortifrutigranjeiros produzidos pelos agricultores familiares.

É rota também do transporte de cortes bovinos aos frigoríficos, da produção dos abatedouros de aves e dos ranchos de pescas.

Ainda passam pela vicinal boa parte da fabricação das olarias de Tambaú para serem comercializadas na região e no sul de minas. A recuperação da estrada trará incentivos ao turismo ecológico e religioso, pois além da visitação de romeiros à basílica de Tambaú, seja a pé, de bicicleta, de cavalo ou de carro, os ranchos ao longo do Rio Pardo recebem turistas. Vale destacar que a estrada é caminho diário dos alunos e professores de uma escola municipal.