GOVERNO DE SP ENTREGA RODOVIAS VICINAIS NA REGIÃO DE ARAÇATUBA
19/06/2023
Foram investidos R$ 37,2 milhões na recuperação de 61,4 quilômetros de vias

Os moradores da região de Araçatuba contam, a partir desta sexta-feira (16), com 61,4 quilômetros de rodovias vicinais totalmente restauradas.

Com investimentos de R$ 37,2 milhões, as intervenções beneficiam mais de 75 mil pessoas das cidades de Mirandópolis, Buritama, Lourdes e Pereira Barreto.

A entrega das obras foi feita pelo governador Tarcísio de Freitas e pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, em visita à Mirandópolis.

Somente em 2023, na região de Araçatuba, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão vinculado à Semil, e responsável pelo programa de vicinais, concluiu a revitalização de 106,1 quilômetros de oito rodovias vicinais, com investimento de cerca de R$ 66 milhões. Essenciais para o escoamento da produção agrícola, as rodovias vicinais movimentam as economias regionais e permitem o deslocamento da população de cidades menores a grandes centros urbanos, garantindo acesso a serviços mais amplos de saúde e educação oferecidos em polos regionais.

"Essas obras de recuperação e pavimentação vão melhorar muito a logística da região, trazendo benefícios econômicos e sociais. São intervenções que mostram a preocupação do Governo de São Paulo com a mobilidade e segurança de toda a malha rodoviária, das vicinais às grandes rodovias", afirmou a secretária Natália Resende.

A região de Araçatuba tem perfil fortemente agroindustrial, com os setores de biocombustível, couro, calçados e alimentos, concentrando quase 70% da carteira formal de empregos.

Obras em andamento

Na região de Araçatuba, o DER está com obras em 194,7 quilômetros de 17 rodovias vicinais e uma ponte em rodovia estadual, que somam 407,9 milhões.

Uma das vicinais é a VPS-321, em Valparaíso.Nessa obra, o departamento realiza melhorias e aplicação de pavimentação em asfalto em 22,8 km de extensão. Com investimento de R$ 72,2 milhões, as intervenções tiveram início em junho de 2022, com previsão de conclusão para dezembro de 2023.

Vicinais no Estado

Desde o início do ano, o Governo de SP entregou 111 obras em 1,2 mil quilômetros de rodovias vicinais, com investimento de R$ 1,1 bilhão. Outras 176 estão em andamento com 1,9 mil km, totalizando R$ 3 bilhões de recursos.