DER RECUPERA MAIS DE 238 QUILÔMETROS DE VIAS NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
21/06/2023
Obras executadas em rodovias estaduais e vicinais foram concluídas entre janeiro e abril, beneficiando mais de 775 mil habitantes

Com o objetivo de melhorar cada vez mais as condições de tráfego nas cidades do interior do Estado e a segurança dos motoristas, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), concluiu 18 obras viárias na região atendida pela Diretoria Regional 9, de São José do Rio Preto.

Em uma extensão de 238,61 quilômetros, foram contempladas três rodovias estaduais e 15 estradas vicinais, entre janeiro e abril de 2023.

O investimento foi de R$ 265,4 milhões, beneficiando cerca de 775 mil habitantes da região, além da geração de 677 empregos diretos e 2.032 indiretos.

Uma intervenção importante foi a modernização e recuperação de pista em diversos trechos da Rodovia Péricles Bellini (SP-461), entre os municípios de Nhandeara e Votuporanga, onde o DER executou os serviços de fresagem, implantação de faixa adicional, acostamento, dispositivos, drenagem, recapeamento e sinalização, entre os quilômetros 94,76 e 124.

O valor total das obras foi de R$ 98,8 milhões.

Já na Estrada Vicinal IJO-040, que liga as cidades de Itajobi, Marapoama e Urupês, foram executados serviços de fresagem, drenagem, recapeamento, sinalização horizontal e vertical em uma extensão de 27,9 quilômetros, com investimento de R$ 21,8 milhões.

O DER ainda recuperou 30,4 quilômetros de extensão de vicinais na divisa dos municípios de Uchoa, Tabapuã e Embaúba, no acesso à SPA-411/310 e interligação de Tabapuã à Novais, com investimento de R$ 21,8 milhões.

Outros municípios da região contemplados com obras do DER são: Mirassol, São José do Rio Preto, Palmeira D?Oeste, Marinópolis, Sebastianópolis do Sul, Neves Paulista, União Paulista, Sales, Ariranha, Pontes Gestal, Jales, Ouroeste e distrito de Ruilândia.

A área de atuação da Direção Regional do DER de São José do Rio Preto contempla também a manutenção de rodovias nos municípios de Adolfo, Álvares Florence, Américo de Campos, Aparecida D'Oeste, Aspásia, Bady Bassitt, Bálsamo, Cardoso, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Elisiário, Estrela D'Oeste, Fernandópolis, Guapiaçu, Guarani D'Oeste, Ibirá, Indiaporã, Ipiguá, Irapuã, Jaci, Macaubal, Macedônia, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Nipoã, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Novais, Novo Horizonte, Onda Verde, Palestina, Palmares Paulista, Paranapuã, Parisi, Pedranópolis, Pindorama, Poloni, Pontalinda, Populina, Potirendaba, Riolândia, Rubinéia, Sales, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Clara D'Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D'Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, Tanabi, Três Fronteiras, Turmalina, Ubarana, Urânia, Urupês, Valentim Gentil e Vitória Brasil.