OBRAS DE RECUPERAÇÃO DE VICINAIS NA REGIÃO DE RIO CLARO RECEBEM INVESTIMENTO DE 59,1 MILHÕES
16/08/2023
Foram recuperadas vias estratégicas para escoamento da produção agrícola e que fazem a interligação entre municípios

Com investimento de R$ 59,1 milhões, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), concluiu obras de recuperação funcional de 67,90 quilômetros de rodovias vicinais na região de Rio Claro.

Os produtores rurais de Santa Maria da Serra foram beneficiados com intervenções na Estrada Baixão da Serra, que liga o município à Barra Bonita, em uma extensão de 9,9 quilômetros.O investimento no local foi de R$ 6,4 milhões para recuperação funcional dessa via, importante para a logística de produção canavieira e agroflorestal na região.Foram executados serviços de restauro do pavimento, recapeamento, sinalização vertical e horizontal.

Em uma extensão de 35 quilômetros, a vicinal TAM-010, que liga os municípios de Tambaú e Mococa, foi modernizada pelo DER com investimento de R$ 26,9 milhões.O trecho beneficiado passou por melhorias com restauro do pavimento e novo asfalto, além de sinalização vertical e horizontal.

No município de Aguaí, as intervenções foram na Estrada Antônio Serrate (Estrada dos Poletti), ligação do Jardim Primavera à Rodovia Deputado Ciro Albuquerque (SP-225), em uma extensão de 1,58 quilômetros.

Nesse caso, o investimento foi de R$ 4,7 milhões, com pavimentação asfáltica, terraplanagem, drenagem e implantação de sinalização vertical e horizontal.

O DER também recuperou a Estrada Vicinal SJB 358, que liga os municípios de São João da Boa Vista e Santo Antônio do Jardim, em uma extensão de 21,4 quilômetros e investimento de R$ 21 milhões.Os serviços feitos consistiram de revitalização do pavimento, além de melhorias na sinalização vertical e horizontal.

Obras em empregos

Somente na área sob responsabilidade da diretoria regional de Rio Claro, o DER executa outras 11 obras em 101,41 quilômetros de rodovias vicinais e estaduais, com investimento de R$ 239.2 milhões.Também foram gerados 2.157 empregos (539 diretos e 1.618 indiretos).

O DER imprime um ritmo forte em obras em todo o estado.São 155 obras rodoviárias em andamento, em uma extensão de 1.783,7 quilômetros.O investimento total é de R$ 3,63 bilhões, além da geração de 31.279 empregos (7.819 diretos e 23.459 indiretos).