ITU, TIETÊ E APIAÍ TÊM RODOVIAS RECUPERADAS
18/08/2023
Entregues em junho, obras receberam investimento de R$ 93,4 milhões, para melhorias no acesso dos moradores e escoamento da produção rural

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), concluiu obras e serviços de pavimentação e recuperação funcional em mais 58,8 quilômetros de estradas, em três cidades da região de Itapetininga, totalizando investimento de R$ 93,4 milhões em junho.

Em Itu está finalizada a pavimentação da Estrada Municipal do Pinheirinho, que liga a parte sul do município até a Rodovia Castello Branco (SP-280), em uma extensão de 16,9 quilômetros.A intervenção incluiu serviços de limpeza, terraplanagem, drenagem profunda e superficial, pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, além de plantio de gramas.O DER investiu R$ 30,2 milhões nessa operação.

Outra obra de pavimentação concluída, em Tietê, ocorreu na Estrada Municipal Frederico Zambianco, no trecho SP-127 até a Usina Zambianco, em uma extensão de 14,8 quilômetros e investimento de 30,5 milhões.

Já no município de Apiaí, o DER concluiu a recuperação funcional do pavimento da Estrada Municipal Darci Prestes dos Santos (API-036), no trecho entre a SP-249 até o bairro Palmitalzinho, em uma extensão de 27,1 quilômetros e investimento de R$ 32,5 milhões.

Obras na região e no Estado

Somente na Região de Itapetininga, o DER executa outras oito obras em 114,2 quilômetros de estradas vicinais e rodovias estaduais, com investimento de R$ 306,6 milhões, beneficiando uma população de 395 mil habitantes.Também foram gerados 1.580 empregos (395 diretos e 1.185 indiretos).

O DER imprime um ritmo forte em obras em todo o estado.São 155 obras rodoviárias em andamento, em uma extensão de 1.783,7 quilômetros.O investimento total é de R$ 3,63 bilhões, além da geração de 31.279 empregos (7.819 diretos e 23.459 indiretos).