MAIS DE 70 QUILÔMETROS DE VICINAIS FORAM REVITALIZADAS NO VALE DO PARAÍBA
18/08/2023
Obras concluídas pelo DER somam R$ 75,1 milhões e beneficiam produtores rurais e o turismo regional

Municípios da região do Vale do Paraíba foram contemplados, em junho, com a recuperação de 70,46 quilômetros de rodovias vicinais.

As intervenções, realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), contaram com R$ 75,1 milhões, e são essenciais para o fortalecimento da economia regional, além de garantirem mais fluidez na mobilidade urbana e a segurança no trânsito.Ao todo, foram gerados 2.479 empregos, entre diretos e indiretos. No município de Areias, o DER concluiu melhorias no trecho de 6,4 quilômetros da Vicinal AEIII 999, na ligação ao Bairro da Serra, com valor de R$ 17 milhões.Em Santa Branca, a Estrada Manoel Luiz de Souza (SAB-020), principal acesso à Salesópolis, teve 14,2 quilômetros de pavimento recuperados e contou com R$ 17,1 milhões de investimentos.

Já em Piquete, a Vicinal PQT 010, que liga a BR-459 ao bairro dos Marins, recebeu melhorias em uma extensão de 13,8 quilômetros, com investimento de R$ 12,2 milhões.As obras facilitam o acesso ao Pico dos Marins, importante ponto turístico local, além de garantir agilidade no escoamento da produção agropecuária. Outra obra que beneficiou os setores de turismo e agronegócio foi a revitalização da Vicinal Prefeito Oswaldo de Paula Cardoso, em Silveira.Em uma extensão de 20,9 quilômetros, a via liga o centro urbano ao Bairro dos Macacos, pela região de Colinas até a Serra da Bocaina.O investimento do DER aqui soma R$ 16 milhões.

Com extensão de 15 quilômetros, a Estrada Municipal José Benedito Marcondes Vieira (PIN-040), que liga Pindamonhangaba à Lagoinha, recebeu investimento de R$ 12,5 milhões na recuperação funcional da vicinal, que é um importante acesso da zona urbana à região leste do município.A via ainda faz parte da chamada "Estrada da Borba", interligação de vicinais entre Pindamonhangaba e Lagoinha, passando pelo município de Taubaté, considerada principal rota de escoamento da produção agrícola e pecuária na região.

Obras em empregos

O DER imprime um ritmo forte em obras em todo o estado.São 155 obras rodoviárias em andamento, em uma extensão de 1.783,7 quilômetros.

O investimento total é de R$ 3,63 bilhões, além da geração de 31.279 empregos (7.819 diretos e 23.459 indiretos).