INTERVENÇÕES EM RODOVIAS BENEFICIARAM 786 MIL PESSOAS NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA
11/09/2023
Em julho, foram investidos mais R$ 48,1 milhões em obras viárias do DER

As rodovias estaduais e vicinais continuam a receber importantes investimentos, com intervenções que garantem mais segurança e fluidez no trânsito.Em julho, as obras finalizadas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), beneficiaram mais de 786 mil pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.Os recursos aplicados somam R$ 48,1 milhões.

Em Biritiba Mirim, no Alto Tietê, foram executadas obras emergenciais na pista norte da SP-098 Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (km 81,8), para recuperação do talude (encosta), a partir de uma técnica de contenção em solo verde grampeado (placas afixadas no solo) e implantação de tela atenuadora (peça que é aplicada sobre a camada, para ampliar a sustentação).

Em Cabreúva, foram concluídas as obras emergenciais na Estrada dos Romeiros (SP-312), no quilômetro 66,7, para estabilização e reforço de contenção, além da recuperação do aterro da plataforma viária 300 metros adiante desse ponto.

Já em Ribeirão Pires e Mauá, o DER executou obras de conservação da pista e sinalização da SPA 052/031, em uma extensão de 14 quilômetros, incluindo quatro dispositivos de acessos.Nesse local, o investimento foi de R$ 18 milhões, com melhorias que devem impulsionar o turismo ecológico e a economia regional.

O DER concluiu, também, as intervenções na Estrada Coronel Sezefredo Fagundes, que fica na Zona Norte da capital.Foram investidos R$ 20,4 milhões na recuperação do asfalto, além de nova sinalização vertical e horizontal.

Volume de investimentos

Somente nesta divisão regional - cuja competência engloba a Região Metropolitana de São Paulo -, o DER executa 20 obras em uma extensão de 125,4 quilômetros de rodovias estaduais e vicinais.O total de recursos públicos soma R$ 624 milhões, beneficiando uma população de 3,1 milhões de habitantes.Também foram gerados 2.192 empregos (553 diretos e 1.639 indiretos).

Em 2023, de janeiro até julho, já foram entregues 203 obras em todo o Estado.São 2,74 mil quilômetros modernizados, com investimentos de R$ 2,73 bilhões.Atualmente, 130 intervenções estão em andamento, em uma extensão de 1.454 quilômetros.O investimento do governo paulista é de R$ 4,1 bilhões, e as obras representam a geração de 31.279 empregos (7.819 diretos e 23.459 indiretos).