DER CONCLUI MAIS DE 37 KM DE OBRAS VIÁRIAS NA REGIÃO DE CAMPINAS
21/09/2023
Foram investidos R$ 65,3 milhões em melhorias para mobilidade e segurança no tráfego de sete cidades

Com R$ 65,3 milhões de investimento, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), concluiu cinco obras viárias na região de Campinas.

As intervenções aconteceram em 37,4 quilômetros de vicinais, em benefício de uma população superior a 610 mil pessoas em sete cidades.Também foram gerados 570 empregos (11 diretos e 426 indiretos).

Uma das obras é a recuperação da vicinal Norma Marsom Biondo (SMR-346), que liga Sumaré a Monte Mor, em uma extensão de 8,5 quilômetros.Foram aplicados R$ 10,5 milhões na recuperação do pavimento asfáltico, sistema de drenagem e implantação de nova sinalização.
Em Joanópolis, a vicinal JNP-267, que dá acesso ao Polo Turístico Cachoeira dos Pretos, recebeu investimento de R$ 18,8 milhões para restauração de pavimento e implantação de sinalização em trecho de11,8 quilômetros.

A vicinal VLH-040, que liga os municípios de Louveira e Valinhos, também foi modernizada em uma extensão de 9,4 quilômetros, entre os bairros Monterrey e Arataba até a Estrada do Jequitibá.A obra custou R$ 13 milhões.

Já nas cidades de Cosmópolis e Artur Nogueira, o Departamento realizou a pavimentação da vicinal Antônio Nogueira (ATN-142) com extensão de 7,7 quilômetros.

Foram investidos R$ 18,8 milhões para implantação de asfalto, sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical.

Ainda em agosto, foram investidos R$ 4,1 milhões na conclusão das obras emergenciais na Rodovia Dr.

Pupo Pimentel (SP-105), que interliga Serra Negra à Rodovia Vereador Antônio Cazalini (SP-352).

O trecho havia cedido devido ao excesso de chuvas e necessitou da reconstrução do muro gabião na pista oeste, no sentido Itapira.

Mais obras

Mais oito obras estão em andamento na área de atuação da Divisão Regional de Campinas, em uma extensão de 47,55 quilômetros de rodovias estaduais e vicinais.O total de recursos públicos soma R$ 227,4 milhões, beneficiando uma população de mais de 1,7 milhão de pessoas.Também foram gerados 1.263 empregos (318 diretos e 945 indiretos).

Desde o início de 2023, o DER já realizou intervenções em 3,1 mil quilômetros de rodovias, em um investimento total de R$ 3,24 bilhões.